Entenda o que é Business Intelligence e seu impacto

Entenda o que é Business Intelligence e seu impacto

Business intelligence: coletar, organizar e analisar dados visando tomar boas decisões. Normalmente, softwares são utilizados no processo.

Por Redação em 01/10/2021

Afinal, o que é Business Intelligence (BI)? E porque entender isso?

O BI é uma teoria que orienta a forma de coletar, organizar e analisar dados brutos, a fim de transformá-los em informações relevantes para o negócio. A partir daí, é possível tomar decisões estratégicas e conscientes.

No entanto, mais que saber na teoria o que esse conceito significa, é preciso entender como aplicá-lo no seu negócio. Somente dessa forma será possível usufruir dos benefícios derivados, que se constituem, como indica o nome, em inteligência empresarial.

É por isso que optamos por explicar o que é o BI e seu impacto nas empresas.

O que é Business Intelligence?

O processo de coletar, organizar e analisar dados é feito por meio de softwares específicos, que ajudam as empresas a obter insights úteis para as operações diárias.

Devido a essa finalidade, o BI combina metodologias, processos, tecnologias e arquiteturas de informação com o propósito de aperfeiçoar a gestão das saídas informacionais.

Nesse contexto, é importante observar que existem muitas definições de BI — e a maioria delas se refere aos softwares usados. Contudo, a tecnologia vai além. Ela inclui infraestrutura, políticas, procedimentos e sistemas que direcionam os gestores a decisões mais inteligentes.

É importante lembrar que o Business Intelligence não fornece respostas rápidas nem sinaliza qual caminho deve ser seguido de maneira obrigatória. A interpretação dos dados será obtida pelo fator humano. O que a ferramenta faz é gerar relatórios que facilitem a análise dos dados, a fim de compreender tendências e chegar a insights significativos.

Processo na prática

A primeira etapa do BI é a de data warehousing, isto é, coleta de dados que vão para um armazém de dados.

Com esse estágio de trabalho pronto, chega o momento de as ferramentas minerarem e extraírem dados da data warehouse (armazém de dados). O processo — denominado data mining, ou mineração de dados — busca identificar padrões nos dados e detectar novos grupos passíveis de mapeamento. Com isso, é possível gerar relatórios para detalhar as informações relevantes.

Além dessas técnicas, existem outras a serem utilizadas e que surtem efeitos positivos. Duas das principais são:

  • Reengenharia de processos de negócio (BPR): foca a análise e a representação do workflow para reestruturar atividades internas;
  • Benchmarking: está direcionada à identificação das melhores práticas para verificar aquelas que se adaptam à sua companhia a fim de otimizar a performance empresarial.

Melhoria das tomadas de decisão

Provavelmente, essa é uma das principais vantagens do BI. O processo decisório se torna mais rápido e tem mais qualidade. As operações são potencializadas, enquanto os processos são otimizados. Tudo isso decorre da facilidade de visualização de dados por meio de relatórios e análises.

Por exemplo: se você precisar fechar um orçamento com um cliente, consegue analisar os aspectos implicados e ver os relatórios pelo computador ou celular para, então, determinar o valor mais adequado. Da mesma forma, é possível:

  • Controlar as previsões de vendas;
  • Atender às demandas com agilidade;
  • Mensurar a eficiência das soluções;
  • Descobrir oportunidades de negócio;
  • Identificar custos operacionais desnecessários;
  • Fazer um planejamento seguro.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Frank Busch.