O que é a Thinkspot, rede social criada por Jordan Peterson?

O que é a Thinkspot, rede social criada por Jordan Peterson?

Jordan Peterson está criando uma rede social baseada em liberdade de expressão tão irrestrita quanto possível.

Por Redação em 01/09/2020

Jordan Peterson, criador da rede social Thinkspot, é psicólogo, autor de best-sellers e conhecido como representante do movimento pela liberdade de expressão.

Para atender a demanda daqueles se sentem censurados, ele recentemente criou sua própria rede social, explicitamente focada em liberdade de expressão.

Basicamente, a expulção de um usuário da Thinkspot só acontece se um tribunal julgar que o que ele postou é ilegal.

Muitos religiosos, libertários, liberais e conservadores acreditam que empresas como Facebook e Twitter são parciais e favoráveis a doutrinas econômicas e sociais de esquerda.

É por isso que Peterson está criando esse “refúgio”, um antídoto para o que ele e seus seguidores chamam de censura. Mas há alguns aspectos que podem ser melhorados.

Por exemplo, Peterson quer que o site funcione com um sistema de votação positiva ou negativa, algo parecido com o sistema do Reddit. Na prática, isso pode significar que qualquer visão que não seja vista pela maioria dos usuários da Thinkspot como correta terá uma votação negativa.

Por outro lado, em sites como Facebook e Instagram, um grupo ainda menor de pessoas barram visões que eles não consideram corretas. O método de seleção da Thinkspot não é perfeito, mas o de nenhuma rede social é.

Como a Thinkspot funciona?

A Thinkspot permite que as pessoas que estão postando no site monetizem seu conteúdo (da mesma forma que Youtubers, influenciadores do Instagram e usuários OnlyFans).

Também há um comprimento mínimo de palavra para posts (50 palavras). O objetivo é desestimular insultos simples e estimular comentários bem elaborados.

A Thinkspot ainda não está pronta. Enquanto isso, a Parler é uma alternativa para aqueles que sentem que Zuckerberg não os quer mais em suas plataformas.

Para ler a matéria completa, acesse o site Screen Shot.


Foto: reprodução/Frontliner.