O que aconteceria se de Roe vs. Wade fosse derrubado?

O que aconteceria se de Roe vs. Wade fosse derrubado?

Um rascunho não oficial, vazado e publicado pelo site Politico, indica que cinco dos nove juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos decidiram pela derrubada de Roe vs. Wade.

Por Redação em 04/05/2022

O que aconteceria se Roe versus Wade fosse derrubado?

Mais especificamente, ao que tudo indica, a decisão sobre o caso, de 1973, será derrubada: e isso importa porque ela é responsável por grande parte da jurisprudência contra a vida do nascituro nos Estados Unidos.

Caso se concretize, o que aconteceria após a derrubada de Roe vs. Wase

A princípio, cada estado americano poderá legislar de forma mais autônoma. Entretanto, o presidente Joe Biden informou que sua administração estudará “opções” à revogação da jurisprudência.

O governador da Califórnia, o também democrata Gavin Newsom, informou que vai propor uma emenda na Constituição do estado permitindo o assassinato intrauterino.

Por outro lado, Tate Reeves, governador republicano do Mississipi, comemorou a decisão da Suprema Corte.

“Todo mundo está indignado com o suposto vazamento no caso sobre o aborto no Mississipi. Vamos pensar mais alto. Por décadas, os Estados Unidos têm sido excepcionalmente radicais no Ocidente. Nossas leis de aborto se parecem com as da China e Coreia do Norte. Por favor, orem por sabedoria e coragem para a Suprema Corte. Inúmeras vidas podem ser salvas!”, escreveu no Twitter.

A decisão oficial deve sair dentro de dois meses, mas, se confirmada, o estado de Reeves terá sido o ponto de partida dessa mudança. A atual discussão na Suprema Corte teve início quando a Women’s Health Organization entrou com ação em um tribunal federal inferior para questionar uma lei aprovada no Mississippi em 2018 (quando Reeves ainda não era o governador), que reconhece os direitos do ser humano na décima quinta semana de gestação, permitindo sua morte apenas para salvar a vida e preservar a saúde física da mãe ou em caso de anormalidade grave.

Para mais detalhes, clique aqui.



Foto: Maria Oswalt