O poder das APIs

O poder das APIs

O termo APIs vem do inglês que significa “Interface de Programação de Aplicativos”. Conheça na prática, o poder e a importância das APIs.

Por Redação em 30/03/2021

Temos falado muito sobre o grande volume de informações que é gerado todos os dias e sobre o uso do Big Data para interpretar estas informações. Mas um outro assunto também está bastante em alta: o poder das APIs.

O termo APIs vem do inglês “Application Programming Interface”. Na tradução, “Interface de Programação de Aplicativos”.

Na prática, APIs significa integrar sistemas e conectar aplicações. A grande sacada é que isso pode ser utilizado nos mais diferentes tipos de negócios.

Falando em termos práticos, todos os dias nos deparamos com grande quantidade de informação, certo? Essas informações chegam até nós por meio de tecnologia, inovação, dispositivos e servidores diversos.

O momento em que as APIs se tornam importantes

As APIs se tornam importantes porque fazem com que tudo isso se comunique.

“De forma simples, as APIs são como um tipo de “ponte”, responsáveis por integrar sistemas e conectar aplicações, podendo ser utilizadas nos mais diferentes negócios”, publicou o blog de uma empresa especializada no assunto.

É partir delas que é possível automatizar rotinas empresariais que garantem a otimização de tempo, recursos e “energia” às empresas.

E mesmo diante da dificuldade de “visualização” desta ponte chamada API, na prática, pode-se imaginar a interface entre softwares e aplicativos como Facebook, Google Maps, e outros.

Em suma, é através da utilização das APIs que se torna possível a comunicação entre aplicativos, inclusive sem o conhecimento ou intervenção de usuários.

E o mais importante: “essa comunicação garante segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e redução de falhas no processo”.

A poderosa função das APIs

Agora que já estamos familiarizados com o termo, podemos entrar no assunto tema desta matéria: o poder das APIs.

Uma informação bastante relevante é que as APIs são cada vez mais utilizadas por empresas de tecnologia e de software. Por que? Porque assim elas integram seus próprios sistemas a produtos de outras empresas.

Ao mesmo tempo, os clientes conseguem acessar dados e informações diretamente nas plataformas que usam.

Em suma, a API tem como função facilitar e simplificar o trabalho de desenvolvedores, dispensando a criação de códigos personalizados para cada função que um programa for executar. Isso implica em mais facilidade na criação de novos aplicativos, softwares e plataformas em geral.

Voltando ao caso do Google Maps, vamos imaginar uma rota, e no caminho, um hotel. O desenvolvedor do site do hotel deve criar um código que se comunica com o aplicativo, via API. É a API que garante a comunicação entre esses dois sistemas online.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Onur Binay.