O “motoqueiro Bolsonaro”: a corrida eleitoral de 2022 já começou?

O “motoqueiro Bolsonaro”: a corrida eleitoral de 2022 já começou?

Um passeio de moto, no último domingo (23), reuniu cerca de 40 mil motociclistas pelas ruas do Rio de Janeiro e o motoqueiro Bolsonaro.

Por Rodrigo Cavalo em 25/05/2021

Um passeio de moto, no último domingo (23), reuniu cerca de 40 mil motociclistas pelas ruas do Rio de Janeiro e o motoqueiro Bolsonaro. O evento marcado pelas redes sociais teve um participante mais que especial, o próprio presidente da república, Jair Bolsonaro.

Após o passeio, Bolsonaro fez um discurso em cima de um carro de som e, ovacionado por cerca de 100 mil pessoas, falou em defesa dos valores democráticos.

O presidente Bolsonaro (sem partido), acompanhado pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, percorreu cerca de 30 quilômetros entre a Zonas Oeste e Sul da capital do Rio de Janeiro. O motoqueiro Bolsonaro esteve também cumprindo sua promessa, a de participar no evento.

Participaram também da “motociata” os deputados federais Marco Feliciano (Republicanos-SP), Carlos Jordy (PSL-RJ), Luiz Lima (PSL-RJ), Hélio Lopes (PSL-RJ) e Filipe Barros (PSL-PR); e os deputados estaduais do Rio de Janeiro Charles Batista (PSL) e Anderson Moraes (PSL). O percurso passou por lindas paisagens da capital fluminense, pessoas que estavam em janelas e calçadas acenavam para o presidente.

Em seu discurso de cerca de 5 minutos, o presidente elogiou os valores em que os conservadores defendem. “Temos que agradecer à nossa direita, àqueles que defendem a família, a Pátria e que têm Deus no coração” e complementou:

“Podem ter certeza, nós vamos, cada vez mais, fazendo com que as pessoas eleitas por vocês façam melhor. Sei da enorme responsabilidade que eu tenho, mas sei do povo maravilhoso que me apoia”.

Em outro trecho, o chefe do executivo afirmou: “Nós não tiramos o emprego de ninguém, muito pelo contrário, fizemos o possível pra que eles fossem mantidos. Mas, nós temos que viver, nós temos que ter alegrias também”.

Enquanto os adversários políticos do presidente da república, Jair Bolsonaro, se reúnem em almoço para discutir qual será a estratégia para derrotá-lo nas eleições de outubro de 2022, o então presidente sai pela segunda vez em passeio motociclístico.

O primeiro foi em Brasília, na manhã de domingo (09/05). Ele percorreu a esplanada dos Ministérios e a área central da capital do país, reunindo milhares de motociclistas. 

Os fatos recentes não deixam dúvidas, a antecipação do debate eleitoral se acirrou e o cenário para 2022 fica cada vez mais definido. Pelo que tudo indica até o momento, há dois grandes grupos que politizaram os debates nos últimos anos, e se enfrentarão novamente. De agora até outubro de 2022, veremos constantes movimentos como este.

Aliás, nas redes sociais, seguidores já estão convocando uma nova “motociata com Jair Bolsonaro”, alguém arrisca o Estado, a cidade e a data do evento?

*Rodrigo Cavalo é bacharel em Direito e pós graduado em Direito e Processo do trabalho. Crítico por natureza.


Foto: Marcos Corrêa/PR.