O melhor vinho do Brasil não é gaúcho

O melhor vinho do Brasil não é gaúcho

O Sacramentos Sabina Syrah 2021 tem início em Minas Gerais e passa pelas mãos do enólogo uruguaio Alejandro Cardozo.

Por Redação em 21/03/2022

O melhor vinho do Brasil: Sacramentos Sabina Syrah 2021 foi escolhido pelo guia Descorchados como o melhor vinho produzido no país.

O Sabina recebeu 93 pontos dos avaliadores e muitos elogios. “É para se beber aos litros”, definiu o rigoroso Patrício Tápias na edição de 2021 do guia coordenado por ele.

O trajeto do melhor vinho do Brasil

As uvas são produzidas na Serra da Canastra (Minas Gerais) pela vinícola Sacramentos Vinifer e levadas para Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).

Transporte de uvas entre seu local de produção e o de vinificação não é algo raro, mas a distância percorrida pelos cachos de Syrah, sim: são cerca de 1.500 quilômetros, ou quase 24 horas de viagem ininterrupta. O caminhão, refrigerado, é conduzido por dois motoristas, para tornar a viagem mais rápida.

Ao chegar a Caxias, as uvas foram colocadas em tanques e receberam pouquíssima interferência. Parte nem foi tirada dos cachos. Todo o processo ocorreu sem passagem por barris de madeira

Impressionante é o fato de este ser o primeiro projeto da vinícola Sacramentos Vinifer. Alejandro Cardozo, o enólogo responsável pelo Sabina, afirma estar trabalhando, agora, em um Sauvignon Blanc.

Se o enólogo uruguaio acertar a mão na produção em seu novo projeto e ganharmos um rótulo da mesma qualidade do Sabina, as serras mineiras irão consolidar sua posição na lista das áreas de produção vinícola do país, geograficamente distante do Rio Grande Sul, mas bem perto do status de alta qualidade anteriormente alcançado por Santa Catarina, Goiás e São Paulo.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/Facebook