O marketplace vertical

O marketplace vertical

O marketplace vertical é, em síntese, uma plataforma em que várias fontes oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço para clientes.

Por Redação em 24/08/2021

O market place vertical pode ser resumido em: local único que une fornecedores aos clientes.

Em outras palavras, um marketplace vertical vende produtos de muitas fontes mas todos de um mesmo tipo. O Uber é um exemplo disso.

Por outro lado, Amazon, Ebay, Ali Express e Wish são marketplaces horizontais: atendem um grande número de pessoas e seus diversos interesses pois tem um catálogo astronômico de produtos.

Não é necessário tentar brigar com os gigantes. O problema dos mercado horizontais é que “já há vencedores “e é uma tarefa odiosa perturbar o ecossistema já estabelecido.

Os benefícios do marketplace vertical

Os marketplaces de nicho, tecnicamente falando, podem ser classificados como um marketplaces verticais.

O mercado de nicho se concentra nas fraquezas de mercados horizontais e foca intensamente em produtos e serviços que atendam o seu público alvo, sendo assim conseguirá dar uma melhor experiência ao cliente.

Há no Brasil diversos marketplaces verticais, mas que se espelham nos horizontais, consequentemente deixam de observar e trabalhar exatamente nos diferenciais competitivos que podem ter sobre estes grandes e pesados marketplaces horizontais.

Tão importante quanto o cliente final, o seller não faz um favor ao oferecer seus produtos no marketplace. Ele é parte fundamental da cadeia, e deve ser visto e atendido desta maneira. O seller é também cliente do marketplace, afinal, quem é que paga a comissão?

A plataforma, em contrapartida, deve dar condições para o seller trabalhar lhe oferecendo tecnologia que facilite a gestão e suporte que atenda as suas demandas.

Ou seja, quem oferece produtos ou serviços dentro da plataforma também é cliente da plataforma e precisa receber as melhores condições possíveis para trabalhar.

Conclusão

Marketplaces verticais tem mais facilidade de focar e atender as demandas dos principais stakeholder, além de uma ser uma operação muito mais enxuta e focada.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Erik Mclean