O “Jeito Álamo de Educar” em Valinhos e Vinhedo

O “Jeito Álamo de Educar” em Valinhos e Vinhedo

O “Jeito Álamo de Educar”: proposta pedagógica fundamentada em princípios éticos, e reúne as significativas concepções de ensino–aprendizagem.

Por Redação em 05/12/2020

Há pouco tempo falamos aqui no altavista.news sobre a importância da proposta pedagógica das escolas, ainda mais em tempos de pandemia, como a que estamos passando. O Colégio Álamo em Valinhos e Vinhedo, no estado de São Paulo, desenvolveu um “jeito Álamo de educar”. Trata-se de uma proposta pedagógica fundamentada em princípios éticos, e que reúne as mais significativas concepções de ensino–aprendizagem.

De acordo com Eliane Gardin, mantenedora do Colégio Álamo Valinhos e Vinhedo, a proposta pedagógica foi concebida pensando na educação como processo de interação entre a comunidade escolar e o meio que a cerca.

“A aprendizagem envolve-se em dinâmicas interdisciplinares que permitem considerar as experiências e a história de vida de cada educando, educador e suas famílias, partindo das mesmas para abordar os conteúdos curriculares propostos não apenas em livros didáticos, como também contemplados pela criatividade e consciência educacional que tal tarefa exige”.

O Jeito Álamo de Educar na prática

Antes de tudo, Eliane explica que justamente esse olhar cuidadoso à organização dos componentes curriculares e seus conteúdos, permite que o Colégio Álamo se debruce sobre a avaliação dos valores e significações que tais objetivos contemplam. “Em suma, é o Jeito Álamo de Educar”.

Como funciona

O jeito Álamo de educar, na prática, prevê que os pressupostos que compõem as concepções sócio–interacionista, e humanista, de autores como Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Demerval Savianni, Augusto Cury, Phillipe Perrenoud, entre outros. 

Eliane conta que, apesar deste ano letivo de 2020 ter sido marcado pela pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo trouxe um momento de replanejamento e reestruturação para atender cada faixa etária. 

“Toda ação foi planejada e pautada com base nas decisões e leis de contingência estabelecidas pelos órgãos competentes”.

Dessa forma, a nova estrutura foi inserida em três fases:

  • Primeiro momento: o “Remoto Emergencial”. As aulas foram organizadas e disponibilizadas remotamente através de vídeos previamente gravados pelo corpo docente.
  • Segundo momento: houve o período “Remoto Intencional”. Tendo em vista o distanciamento nas relações e a necessidade da troca com o aluno para o ensino de qualidade, as aulas passaram a ser “mescladas”, parte gravadas e disponibilizadas via Google Classroom e parte ao vivo, em tempo real, utilizando o Google Meet.
  • Terceiro momento, movidos pela necessidade de envolvimento com os alunos, de troca e acompanhamento das necessidades deles, a escola inseriu o modelo “Híbrido Intencional”. As aulas passaram a ser ao vivo, em tempo real durante todo o período de aula e, ofertadas pelo Google Meet. As mesmas foram gravadas e disponibilizadas no Google Classroom diariamente. Assim mantiveram até o término do ano.

A tecnologia a nosso favor

“O conteúdo pré-definido e disponibilizado no material didático, foi oferecido através das aulas remotas e, se manteve disponibilizado na plataforma Google Classroom em todo o tempo, permitindo às famílias, a liberdade de se organizar com o acompanhamento dos conceitos e conteúdos de acordo com a necessidade de cada um”, comentou Eliane.

Para os alunos do Fundamental II, as aulas foram ofertadas em tempo real remotamente, durante todo o período em que estiveram “isolados”. Seminários, avaliações, trabalhos e projetos foram desenvolvidos normalmente, através das ferramentas tecnológicas adotadas e disponíveis nas redes.

“A Educação Tecnológica tornou-se uma ferramenta indispensável no desenvolvimento das aulas, sendo utilizada em todas as disciplinas, interagindo com as mais diversas situações no contexto escolar”, explica.

E veja que interessante, as atividades desenvolvidas nas aulas curriculares de Educação Tecnológica e nas Oficinas Maker proporcionaram aos alunos momentos de aprendizagem que lhes possibilitou solucionar, criar, investigar, testar situações problema, de maneira crítica, criativa e eficiente.

De acordo com Eliane, no Programa Bilíngue, oferecido dentro da grade curricular, com quatro aulas semanais, através do material PES Language Program, além de promover o aprendizado integrado de conteúdo e língua, aprimora também o desenvolvimento de competências como comunicação, pensamento crítico, criatividade e colaboração. Sem contar que ao final do 9º ano, os alunos participam de certificação, através dos exames de proficiência de Cambridge.  

“Jeito Álamo de Educar”

Segundo a equipe pedagógica, a Educação Socioemocional inserida por meio do material da Escola da Inteligência, do Dr Augusto Cury, possibilita aos alunos a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável.

“Atitudes e habilidades necessárias ao longo da vida, educando os corações, inspirando mentes, materializando projetos e contribuindo para a transformação de pessoas saudáveis”, completa Eliane.

Ela conta que, alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Colégio Álamo, em 2021, incluirá a Educação Financeira entre os temas que devem constar nos currículos de todo o Brasil, “o Gênio das Finanças envolve todos os aspectos relacionados à formação do comportamento do indivíduo com relação às finanças, além de propiciar os alunos de forma prática de como superar armadilhas psicológicas relacionadas às finanças”.

Além de tudo isso, a partir de 2021, o Colégio Álamo contará com a rede Somos Educação, adotando o material de ensino pH. Sistema de ensino que permite uma integração entre plataformas digitais e abordagens pedagógicas significativas, essenciais no período em que vivemos.

“O nosso compromisso é formar cidadãos que saibam planejar, estabelecer metas e assumir atitudes conscientes. Esse é o Jeito Álamo de Ser e Educar”.


Foto: Aaron Burden.