O gigante Thomas Sowell

O gigante Thomas Sowell

Thomas Sowell: ""Apesar de a palavra mais comumente usada pela esquerda ser 'compaixão', a agenda maior é a dependência".

Por Redação em 23/08/2021

Thomas Sowell nasceu na Carolina do Norte, em uma casa sem eletricidade, e ficou órfão quando era apenas uma criança.

Levado por um parente distante, ele cresceu no Harlem, que é em bairro pobre em Nova York. Ele foi um adolescente rebelde e largou o colégio, saiu de casa aos 17 anos e morava em um abrigo para meninos sem-teto, onde guardava uma faca sob o travesseiro à noite para se proteger.

Thomas Sowell é convocado para o serviço militar

Sowell foi convocado durante a Guerra da Coréia. No serviço militar, ele adquiriu hábitos de disciplina pessoal e desenvolveu autocontrole. Ele ensinou tiro com pistola e aprendeu fotografia, que se tornou um hobby que cultivou por toda a vida.

A educação com Milton Friendman

Depois de deixar os fuzileiros navais, ele foi para a faculdade: se formou em Harvard e fez estudos adicionais na Universidade de Chicago sob a orientação do lendário economista Milton Friedman. Ironicamente, ele começou sua jornada intelectual como um marxista comprometido, mas logo chegou a uma conclusão que mudou sua vida: o marxismo não funcionou.

Eventualmente, ele começou a escrever mais sobre controvérsias raciais, e é por isso que ele não é tão conhecido e apreciado hoje como deveria. Sowell criticou abertamente os líderes dos direitos civis e os esforços equivocados do progressivismo para “ajudar os pobres negros”. Seus alvos ao longo das décadas incluem programas de bem-estar, preferências raciais, multiculturalismo e oposição à escolha da escola.

Em livros como Race and Culture, Sowell demonstrou que as preferências raciais são contraproducentes; que o poder político não é necessário para avançar economicamente; e que a discriminação racial não pode ser usada como uma explicação geral para as disparidades de emprego, educação e renda.

“Apesar de a palavra mais comumente usada pela esquerda ser “compaixão”, a agenda maior é a dependência”

Thomas Sowell

Ele também mostrou como o autodesenvolvimento de um grupo racial ou étnico – adquirindo certas atitudes e comportamentos – tem muito mais relação com o progresso econômico do que como um grupo é tratado pela sociedade em geral. Os chineses na Malásia e os judeus na Europa Oriental estão entre muitos exemplos de grupos minoritários que cresceram economicamente, apesar de serem alvos de preconceito e discriminação.

Dizer que Sowell não teve o impacto que merecia não é o mesmo que dizer que não teve um impacto profundo no pensamento de um vasto número de pessoas. Uma conta de fã no Twitter tem mais de 700.000 seguidores. Vídeos dele no YouTube têm milhões de visualizações. Mencione o nome dele para qualquer conservador e você ouvirá falar de Sowell em termos reverentes.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução/YouTube.