O experimento bizarro de Kentler: pedofilia tem “consequências positivas”

O experimento bizarro de Kentler: pedofilia tem “consequências positivas”

Kentler, do centro de pesquisa educacional de Berlim, que defendia que o contato sexual entre adultos e crianças era inofensivo.

Por Redação em 30/06/2020

Foi descoberto recentemente que as autoridades da Alemanha entregaram, durante quase 30 anos, crianças de rua a homens reconhecidamente pedófilos com o pressuposto de que eles seriam pais carinhosos.

Essa atitude foi parte de um experimento social liderado pelo professor, psicólogo e ativista Helmut Kentler (1928-2008), que ocupava uma posição de liderança no centro de pesquisa educacional de Berlim e defendia que o contato sexual entre adultos e crianças era inofensivo.

Senado de Berlim solicita investigação

Essa situação veio à tona depois que há alguns anos duas das vítimas se apresentaram e contaram os abusos que sofreram por parte dos pais adotivos. O Senado de Berlim encomendou um estudo à Universidade de Hildesheim. Em 2009 os pesquisadores começaram a investigar os arquivos do caso e conduziram entrevistas com as vítimas e com outras testemunhas para descobrir quais instituições foram responsáveis pela destinação
de crianças a pedófilos. Eles acabaram encontrando uma rede envolvendo instituições educacionais, o escritório estadual de assistência juvenil e o governo de Berlim.

Os pesquisadores da Universidade de Hildesheim também descobriram que vários dos pais adotivos eram acadêmicos de alto nível. Segundo seu estudo, a rede incluía altos membros do Instituto Max Planck, da Universidade Livre de Berlim, e da famosa Escola Odenwald (Odenwaldschule), em Hessen, na Alemanha, a qual esteve no centro de um grande escândalo de pedofilia em 2015.

Helmut Kentler defendia que o contato sexual entre adultos e crianças era inofensivo.

Um primeiro relatório sobre o “Experimento de Kentler” foi publicado em 2016 pela Universidade de Göttingen. Os pesquisadores declararam que houve pouco interesse do Senado de Berlim em colaborar para revelar a verdade. Agora, entretanto, senadores estão pressionando por mais investigações em nível nacional e por uma solução à compensação das vítimas, que não receberam indenização até agora porque os possíveis
crimes já prescreveram.

Com informações da Deutsche Welle.


Foto: Austrian National Library.