Novos depósitos de potássio são descobertos

Novos depósitos de potássio são descobertos

O governo federal descobriu novos depósitos de potássio, e isso pode ter um impacto positivo muito grande na economia e na agricultura.

Por Redação em 07/02/2021

Governo Federal descobre novos depósitos de potássio para uso na agricultura

O Serviço Geológico do Brasi (SGB), empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia, foi quem fez a descoberta. Surpreendentemente, os depósitos tem mais de 3 bilhões de toneladas do minério.

O potássio tem diversas aplicações. O agronegócio, por exemplo, utiliza-o largamente para aumentar a produtividade no campo.

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ressaltou a importância do trabalho que o SGB tem prestado para aumentar a oferta insumos tão necessários. Conforme Bento explicou, “a pesquisa voltada a minimizar a dependência de agrominerais importados é uma ação estratégica e uma meta do Programa Mineração e Desenvolvimento, recentemente lançado.”

Os depósitos de potássio tornarão o Brasil mais autossuficiente

Atualmente, o Brasil ostenta o título de maior importador mundial de potássio. 10,45 milhões de toneladas foram adquiridas em 2019, de acordo com dados do Ministério da Economia.

De fato, o mercado do potássio entrou em alerta nesse ano devido à crise política em Belarus, maior fornecedor mundial da commodity.

O diretor-presidente do SGB, Esteves Pedro Colnago, afirma que as pesquisas por novas jazidas aconteceu “diante da preocupação em atender a projeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de aumento de cerca de 27% da nossa produção de grãos na próxima década”.

Barateamento e mais empregos

De acordo com o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Marcio Remédio, caso esses depósitos já identificados entrem em produção, o impacto para o setor agrícola e para produção de fertilizantes no Brasil pode ser imediato. “A expectativa é que, ao reduzir a importação de fertilizantes, o insumo torne-se mais barato e acessível, eliminando custos de transporte e logística”, explicou.

O secretário de Geologia e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal, lembrou que atividade mineral criará novos empregos, o que acarreta em melhoria na renda da comunidade local e mais arrecadação nos municípios produtores. Além do mais, os municípios passam a receber a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Jaime Dantas.