Nós, pessoas da era pós-digital

Nós, pessoas da era pós-digital

Na era pós-digital 52% dos consumidores dizem que a tecnologia está enraizada em quase todos os aspectos de seu dia a dia.

Por Redação em 07/08/2020

A era pós-digital está aí e muito ainda se fala sobre o efeito “tech-lash”, uma espécie de postura contrária à tecnologia. As pessoas estão usando cada vez mais a tecnologia.

A Accenture realizou uma pesquisa, a Technology Vision Consumer Survey. De acordo com os resultados, 52% dos consumidores dizem que a tecnologia desempenha um papel proeminente ou está enraizada em quase todos os aspectos de seu dia-a-dia. Dezenove porcento relataram que a tecnologia está tão entrelaçada em suas vidas, que a veem como uma extensão de si mesmos. É a era pós-digital.

Atualmente as pessoas gastam em média 6,4 horas online todos os dias. Sabe-se que a tecnologia está por todo lado. Segundo avaliação da Accenture, no lugar do “tech-lash”, o que estamos vendo é um “tech-clash”, ou choque tecnológico.

“As pessoas não se opõem à tecnologia: elas permanecem animadas e intrigadas com ela. Mas as empresas desenvolvem e implantam essa tecnologia usando os manuais de décadas passadas, de quando a tecnologia ainda não tinha um impacto tão importante e significativo em nossas vidas.”

Era pós-digital

Na prática, muitas companhias da era pós-digital têm ecossistemas fechados que tornam algumas experiencias desarticuladas, aplicando soluções de inteligência artificial à tomada de decisões sem a menor transparência, excluindo pessoas do circuito das decisões que afetam diretamente suas vidas na empresa.

“Navegar neste embate tecnológico será um desafio-chave para os líderes de empresas na próxima década. Até o momento, as companhias se beneficiaram amplamente por seguirem o roteiro tecnológico estabelecido pelos pioneiros digitais. Agora, a tecnologia digital está deixando de ser uma vantagem para se tornar uma expectativa básica – e as melhores práticas de ontem estão se transformando nas insuficiências de hoje. As empresas devem oferecer mais experiências focadas no ser humano, de acordo com o que as pessoas esperam”, declara a Accenture.

Tendências Tech Vision 2020

Segundo a Accenture, os novos modelos elaborados pelas organizações deverão ser baseados na colaboração. Os líderes empresariais convidarão todo o ecossistema o que engloba clientes, colaboradores, parceiros e o público, para construírem juntos seu novo curso para o futuro.

Quer saber mais sobre o assunto, então clica aqui.


Foto: Clark Tibbs.