Netflix incentiva funcionários a pedir demissão após esquerditas protestarem contra programa

Netflix incentiva funcionários a pedir demissão após esquerditas protestarem contra programa

O memorando veio após protestos de funcionários contra o especial de comédia de Dave Chapelle.

Por Redação em 18/05/2022

A Netflix emitiu um memorando onde incentiva funcionários a pedir demissão se acharem o conteúdo transmitido “prejudicial”.

Mais especificamente, o memorando, chamado Netflix Culture, trata da cultura corporativa. Ele inclui uma nova seção chamada “Expressão artística”, explicando que a empres não “censurará artistas ou vozes específicas”, mesmo que os funcionários considerem o conteúdo “prejudicial”, e declara sem rodeios: “Se você achar difícil suportar nossa amplitude de conteúdo, a Netflix pode não ser o melhor lugar para você.”

O adendo ao documento aparece em grande parte como resposta à controvérsia sobre “The Closer”, um especial de comédia de Dave Chappelle que foi chamado de “transfóbico” e “homofóbico” por algumas pessoas que trabalham para a Netflix.

O co-CEO Ted Sarandos defendeu a decisão da empresa de manter o Chappelle especial no serviço, provocando uma grande paralisação de funcionários em protesto.

“Entreter o mundo é uma oportunidade incrível e também um desafio porque os espectadores têm gostos e pontos de vista muito diferentes. Por isso, oferecemos uma grande variedade de programas de TV e filmes, alguns dos quais podem ser provocativos”, diz a nova seção. “Para ajudar os membros a fazer escolhas informadas sobre o que assistir, oferecemos classificações, avisos de conteúdo e controles parentais fáceis de usar”.

“Nem todo mundo vai gostar – ou concordar com – tudo em nosso serviço”, continua o texto. “Embora cada título seja diferente, nós os abordamos com base no mesmo conjunto de princípios: apoiamos a expressão artística dos criadores com quem escolhemos trabalhar; fazemos programas para diversos públicos e gostos; e deixamos os espectadores decidirem o que é apropriado para eles, em vez de censurar artistas ou vozes específicas.”

A seção conclui: “Como funcionários, apoiamos o princípio de que a Netflix oferece uma diversidade de histórias, mesmo que encontremos alguns títulos contrários aos nossos próprios valores pessoais. Dependendo da sua função, você pode precisar trabalhar em títulos que considera prejudiciais. Se você achar difícil suportar nossa amplitude de conteúdo, a Netflix pode não ser o melhor lugar para você.”

Embora a Netflix afirme que não censurará o conteúdo da plataforma, a empresa cumpre as leis de censura do governo em todo o mundo. Por exemplo, em 2021, atendeu a sete solicitações de remoção das Filipinas, Rússia, Turquia, Cingapura e Vietnã.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Souvik Banerjee@rswebsolsSouvik Banerjee