Negócios SaaS: conheça as 5 principais métricas

Negócios SaaS: conheça as 5 principais métricas

Conheça 5 métricas para modelos de negócios SaaS (Software as a Service), aqueles baseados em um software na núvem e disponibilizados online.

Por Redação em 05/11/2020

Software as a Service (SaaS) é um modelo empresarial que utiliza um software baseado na nuvem. Em suma, a fornecedora/desenvolvedora de um serviço ou produto o disponibiliza pela internet mediante pagamento mensal, trimestral, semestral etc.

Plataformas como Netflix (streaming de vídeo), Spotify (streaming de música) e Dropbox (armazenamento na nuvem) são exemplos clássicos de Saas.

A seguir, veja quais são as 5 principais métricas para acompanhar e potencializar negócios do tipo SaaS.

Custo de Aquisição do Cliente

Esta análise é feita através da somando os investimentos em vendas e marketing com as despesas e dividindo o resultado pelo total de clientes novos.

Receita Mensal Recorrente

Montly Recurring Revenue corresponde a soma das quantias pagas mensalmente por cada cliente. Por exemplo, um negócio SaaS que tem 1.000 clientes pagando 120 reais por ano tem uma receita mensal recorrente de 12.000 reais.

Ticket Médio

O ticket médio é valor que um cliente médio gasta em compras com a sua empresa. Por exemplo, se na sua empresa tem 100 clientes e a receita mensal com vendas foi 1.000 reais o ticket médio mensal é de 10 reais.

Lead Velocity Rate

Essa métrica é utilizada para medir a velocidade de geração de leads.

Para calcular, descubra o valor da diferença entre os leads gerados no mês passado e os leads gerados no mês atual. Em seguida, divida esse número pelo número de leads gerados no mês presente e multiplique por 100.

Em outras palavras, LVR = leads gerados no mês passado – leads gerados no mês atual / leads gerados no mês presente X 100.

Churn Rate

A métrica churn se refere aos clientes que cancelaram contratos.

Para calcular a churn rate, divida o número mensal de cancelamentos pelo número de clientes ativos.

Em outras palavras, Churn Rate = número mensal de cancelados / número de clientes ativos.

Para ler a matéria completa, acesse o site CampinasTech.


Foto: Tayer Franta.