MVP: por que ele é importante para sua startup

MVP: por que ele é importante para sua startup

MVP (Minimum Viable Product) ou Produto Mínimo Viável - Entenda o que é esse método de lançamento e como ele pode ser útil para você.

Por Redação em 27/10/2020

Uma das mais interessantes para começar um negócio é a Lean Startup (Startup Enxuta), que engloba o conceito de MVP (Minimum Viable Product), ou Produto Mínimo Viável.

Em suma, essa metodologia ajuda o empreendedor a lançar um produto sem desperdícios. Então, se você quer empreender ou lançar mais uma linha de produtos, entenda mais sobre o que é MVP e como começar a planejar o seu!

O que é o Produto Mínimo Viável?

O Produto Mínimo Viável é a primeira fase de um novo produto. Essa primeira versão consiste principalmente em uma versão do produto final feita com o mínimo de recursos possível.

Primeiramente, lance seu MVP para um pequeno grupo de clientes, que serão os primeiros a testar o protótipo e dar feedbacks. Depois de analisar os resultados e cada um dos feedbacks, chegue a a versão final do produto, mais robusta, e a lance no mercado.

Qual o meu MVP?

Se você ainda não tem um produto definido na sua mente, comece respondendo as seguintes perguntas sobre a sua proposta de valor:

  • Sobre qual segmento da economia tenho conhecimento e quero atuar?
  • Quais problemas pretende solucionar?
  • Qual é o meu público?
  • É possível trabalhar com um modelo de produto recorrente (maior rentabilidade)?
  • O que vai agregar valor ao meu produto?
  • Quais são os diferenciais do meu produto?

Como deve ser o MVP?

Apesar de não ser a versão final, o MVP deve estar próximo dela.

É inútil lançar um MVP que não resolva o problema do seu cliente ou que tem muitas falhas. Entretanto, essa versão deve ser econômica e simples (por exemplo, sem um design tão trabalhado).

Para buscar investidores, o seu MVP já deve estar em uma fase avançada de viabilidade para que eles tenham confiança na sua proposta.

Para que serve o MVP?

De acordo com a Endeavor, “o MVP prova a visão inicial da startup, revelando se aquela boa ideia corresponde mesmo um produto interessante na vida real, ou se era apenas uma ‘expectativa utópica’, sem lastro com as demandas práticas do mercado”.

Principalmente, o seu MVP vai te ajudar a ter evidências de que o mercado está aberto para a sua solução – o que pode, inclusive, ser um atrativo para investidores.

Além disso, através do contato com uma possível clientela que testará o produto, o empreendedor você uma visão do comportamento do consumidor com seu produto e dar novos insights.

Para ler a matéria completa, acesse o site Campinas Tech.


Foto: Riccardo Annandale.