Movimento Escolas Abertas processa a prefeitura de SP

Movimento Escolas Abertas processa a prefeitura de SP

O Movimento Escolas Abertas, emcabeçado por uma advogada, processou a prefeitrua de São Paulo pedindo a volta das aulas presenciais.

Por Redação em 16/12/2020

O Movimento Escolas Abertas processou a prefeitura de São Paulo mediante Ação Judicial Popular pedindo a reabertura gradual das atividades escolares presenciais em 2021. Para acessar o site do grupo, clique aqui.

Eles também pedem que alunos e funcionários sigam protocolos de higiene e distanciamento do Plano São Paulo – cabendo às famílias a decisão final sobre levar seus filhos para a escola.

O grupo já conta com já conta com mais de 30 mil assinaturas favoráveis.

Quem está por trás do Movimento Escolas Abertas?

Isabel Quintella, advogada e mãe de criança em idade escolar, é uma das líderes do movimento. Ela participou no dia 14 do programa de Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan. Na entrevista, ela falou sobre as intenções do grupo formado, que formado antes de mais nada por pais e mães de crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino básica da capital paulista.

Embasamento do processo

A advogada acusou o órgão liderado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) de não seguir o cronograma definido ainda no início da pandemia de covid-19 no país.

Quintella reforçou durante a entrevista que “para crianças, a covid-19 é muito menos transmissível do que a gripe sazonal”.

Além disso, ela cita o tópico saúde alimentar em determinados casos. “Muitas crianças dependem da alimentação escolar”, garantiu. “Educação escolar deveria ser considerada como atividade essencial”, prosseguiu. “E como atividade essencial, ela não pode ficar fechada”, conclui.

Eles não são os únicos a apoiarem a reabertura das escolas

Em novembro, mais de 400 pediatras escreveram uma carta pedindo a volta das aulas presenciais. No documento, os autores argumentam que os mais jovens muito raramente têm complicações graves da Covid-19.

Para ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: reprodução do site do Movimento Escolas Abertas.