Modelo de Negócios da Amazon

Modelo de Negócios da Amazon

O modelo de negócios da Amazon é invejável. Não por menos, o sucesso da rede no varejo ultrapassa a concorrência em todos os índices de vendas online.

Por Redação em 21/10/2021

O modelo de negócios da Amazon é invejável. Não por menos, o sucesso da rede no varejo ultrapassa a concorrência em todos os índices de vendas online.

De acordo com o portal INNOVATIONTACTICS, as receitas projetadas para 2022 são de $ 356 bilhões.

Modelo de Negócios da Amazon: classe própria no varejo online

Dizem que o segredo de sucesso da Amazon está justamente em seu modelo de negócios, que tem base solidificada na rede de entrega e no atendimento.

A estratégia é ter pontos de distribuição que colaborem com a entrega e, consequentemente, com o atendimento ao cliente. Se o cliente recebe o produto antes, geralmente considera o atendimento e/ou a experiência positiva.

Em 2018, a Amazon contava com mais de 300 instalações apenas nos Estados Unidos.

Armazenamento e distribuição

O volume de vendas da Amazon é tão grande que, em muitos casos, os produtos nem chegam a passar pelo armazenamento da empresa.

Segundo o INNOVATIONTACTICS, após a compra do produto na página da Amazon, eles são enviados diretamente aos clientes, pois acabam sendo vendidos em fração de segundos.

“Em outros casos, as mercadorias solicitadas podem ser enviadas para a Amazon e embaladas com as mercadorias no mesmo pedido e, em seguida, enviadas para o cliente.”

Ou seja, para o cliente, grande diferencial é que o preço baixo e tempo reduzido de entrega.

Economia do modelo de negócios Amazon

Com uma grande base de clientes, a empresa consegue economizar nas mais diversas negociações.

Isso porque o modelo de negócios da Amazon permite a compra para disponibilização de produtos, e a distribuição dos produtos em curto espaço de tempo.

As instalações Amazon que falamos a pouco, como os centros de distribuição, triagem, estações de entregas, e outros, apoiam a questão logística na redução de custos de transporte.

“Os centros de classificação se baseiam na mesma economia dos hubs e superhubs da FedEx. É um conceito comprovado de redução de custos unitários.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: reprodução/instagram.