MIT aponta pico de 25% no atendimento emergencial entre jovens “totalmente vacinados” devido a problemas cardíacos em Israel

MIT aponta pico de 25% no atendimento emergencial entre jovens “totalmente vacinados” devido a problemas cardíacos em Israel

Israel é um dos países com maior porcentagem de "totalmente vacinados" do mundo, tendo obrigado cidadãos através de passaporte sanitário durante meses. Segundo pesquisadores do MIT, Pfizer e Moderna, as duas marcas utilizadas em Israel, causaram pico de atendimento emergencial entre jovens de 16 a 39 anos devido a problemas cardíacos.

Por Redação em 10/05/2022

Dados do governo de Israel mostram um pico de 25% no atendimento emergencial devido a problemas cardíacos entre jovens adultos “totalmente vacinados” (16 – 39 anos de idade).

Mais especificamente, os dados foram fornecidos pelo Serviços Médicos Nacionais de Emergência (EMS).

Pesquisadores de Massachusetts Institute of Technology (MIT) compararam os números de 2021, 2020 e 2019. Usando modelos de regressão binomial negativa, o estudo descobriu que a contagem semanal de chamadas de emergência estava significativamente associada à administração da primeira e especialmente da segunda administração do fármaco.

Entre janeiro e maio de 2021, houve um aumento chocante de 25% no número de chamadas de emergência devido a problemas cardíacos, quando comparado ao mesmo período de tempo em 2020 e 2019. Para as mulheres, o pico chegou a 31 por cento.

Estes problemas cardíacos também não estavam associados às taxas de infecção COVID-19. Os autores do estudo descobriram que não havia “nenhuma diferença estatisticamente significativa no respectivo volume de chamadas” entre o ano inteiro de 2019 e 2020.

Em vez disso, os autores do estudo descobriram que o aumento de janeiro de 2021 nas emergências relacionadas ao coração “parece acompanhar de perto a administração da segunda dose das vacinas”. Esta observação do conjunto de dados coincide com um estudo que encontrou 27 casos de miocardite após a primeira dose de vacinação covid-19 e 121 novos casos de miocardite após uma segunda dose.

“As descobertas levantam preocupações com relação aos efeitos secundários cardiovasculares graves não detectados induzidos pela vacina e ressaltam a relação causal já estabelecida entre as vacinas e a miocardite, uma causa freqüente de parada cardíaca inesperada em indivíduos jovens”, afirmam os autores.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Towfiqu barbhuiya