Missão de inteligência de mercado: saiba como alavancar

Missão de inteligência de mercado: saiba como alavancar

Em um mundo onde os negócios estão cada vez mais acelerados, é importante saber como alavancar a missão de inteligência de mercado.

Por Redação em 17/05/2021

Em um mundo onde os negócios estão cada vez mais acelerados, é importante saber como alavancar a missão de inteligência de mercado.

Sérgio Moog, em artigo especial publicado na página da UniSoma, faz um questionamento sobre a consciência em relação ao mercado em que se está inserido.

“O mercado em que você atua está crescendo, estagnado ou diminuindo? Em que regiões a concorrência está mais ou menos acirrada? Existem regiões mal atendidas? Qual o preço praticado pelos meus concorrentes? O ideal é investir mais no mercado interno ou externo? Qual a penetração dos produtos substitutos? Comparando com o cenário de um ano atrás, você sabe dizer se seus clientes estão mais ou menos interessados em comprar o que você tem para vender? Qual o seu market share?”.

Sim, são essas questões que nos levam a refletir sobre o mercado em si, nossos posicionamentos e colocações, por exemplo, mas principalmente nos faz refletir sobre inteligência de dados e como alavancar a missão de inteligência de mercado.

Missão de inteligência de mercado

De acordo com Moog, saber responder a estas questões são fundamentais para o planejamento e, consequentemente, para as tomadas de decisões cada vez mais estratégicas.

Dessa forma, decidir por onde começar, se torna cada vez mais importante. Afinal de contas, onde devo investir para alavancar os resultados da minha empresa?

É por isso que áreas como inteligência de mercado não param de crescer. A cada dia que passa elas se tornam mais estratégicas para os negócios.

“Um fenômeno, em grande parte, impulsionado pela crescente disponibilidade de ferramentas, abundância de dados e tecnologias”, cita.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Consultoria McKinsey, empresas que utilizam ferramentas de Analytics têm taxas de produtividade e rentabilidade 5% a 6% superiores às de seus concorrentes.

Definições

Quando falamos em inteligência de mercado, devemos pensar na área que busca estudar as condições e a dinâmica presentes no ambiente mercadológico em que a empresa está inserida.

A proposta é identificar sempre as melhores oportunidades de investimentos, seja em marketing e vendas, ou em novos ativos, como fábricas e pontos de abastecimento.

O foco é o crescimento e a lucratividade do negócio, otimizando e assim maximizando os resultados da empresa.

Para saber mais e ler o artigo: Como alavancar a missão de inteligência de mercado, na íntegra, clique aqui.


Foto: XPS