Ministério da Agricultura: sementes misteriosas chegaram a 17 estados e DF

Ministério da Agricultura: sementes misteriosas chegaram a 17 estados e DF

Cerca de 181 amostras das sementes misteriosas já foram recebidas pelo Ministério da Agricultura, que está analisando juntamente com o LFDA.

Por Redação em 05/10/2020

O Ministério da Agricultura divulgou no dia 1o. de outubro que passado que sementes misteriosas chegaram a 17 estados além do Distrito Federal. De acordo com o portal de notícias, G1, eram oito casos registrados até então. E, como pode ser visto nesta outra notícia do portal altavista.news, na verdade este número já foi atualizado para 23.

Cerca de 181 amostras das sementes misteriosas já foram recebidas pelo Ministério da Agricultura, que está analisando juntamente com o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia.

A questão é que as sementes originarias de países asiáticos como China e Malásia e da região administrativa chinesa Hong Kong, não foram solicitadas por quem as recebeu.

Nós já noticiamos aqui no altavista que os Estados Unidos também estavam investigando essa questão.

Embora a Embaixada da China no Brasil tenha negado que os pacotes entregues no Brasil tenham vindo daquele país, se colocou a disposição para cooperar com a investigação junto das autoridades brasileiras.

Recentemente os chineses informaram que fizeram uma apuração junto ao China Post, uma espécie de correios do país, e foi contatado que as etiquetas de postagem apresentaram indícios de alteração.

Apesar disso, não muda a realidade do Brasil. As intercorrências foram registradas nos seguintes estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Sementes misteriosas

Diante do caso das sementes misteriosas, o Ministério da Agricultura reforça o pedido para que a população tenha cuidado e não abra encomendas recebidas pelo correio de pacotes de sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.

Da mesma forma, quem receber sementes misteriosas em casa, provenientes do exterior, o Ministério da Agricultura recomenda a entrega do material em uma das unidades do ministério no seu estado ou no órgão estadual de defesa agropecuária.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Matt Briney.