Metaprofissões: como o seu emprego será  transformado 

Metaprofissões: como o seu emprego será transformado 

As metaprofissões transformarão definitivamente a nossa relação com o trabalho. Sua nova história profissional já está sendo escrita.

Por Mauricio Conti em 22/02/2022

Quando voltei a escrever, um dos meus primeiros artigos foi sobre as metaprofissões e aquelas profissões que os nossos filhos irão trabalhar e nós tampouco as conhecemos. Recentemente a Forbes Brasil apresentou uma reportagem com o tema: Como seu emprego será transformado pelo metaverso.

Com o advento da web3 e toda a evolução tecnológica prevista com a desenvolvimento da internet na prática, as metaprofissões deixaram de ser uma “preocupação” do futuro. 

As metaprofissões devem ser pensadas agora, assim como a formação dos profissionais que tornarão tudo isso possível.

O próprio Bill Gates, fundador da Microsoft, previu que “dentro de dois ou três anos a maior parte das reuniões online acontecerá dentro do metaverso”.

E não só ele. De acordo com a Forbes, o metaverso será sim um divisor de águas para o mundo do trabalho. E eu acredito firmemente nisso.

“Esse universo possibilitará novas formas de trabalhar, apelidadas por Mark Zuckerberg de “escritórios infinitos”, e vai mudar as relações entre colaboradores e empresas, segundo Ronaldo Bahia, CEO da startup de recrutamento e seleção por meio de inteligência artificial JobConvo”.

Metaprofissões e a nova realidade profissional

A PwC (PricewaterhouseCoopers Brasil) divulgou recentemente que estudo que revelou que cerca de um milhão de empregos já utilizam realidade virtual. E não surpreendente, a previsão deles é que em menos de 10 anos sejam 23 milhões de empregos em todo o mundo.

O estudo da consultoria só confirma aquilo que já pensávamos: precisamos nos adaptar a esta nova realidade em que as empresas e os colaboradores estarão também no mundo virtual. 

A aceleração digital impactou, além de milhares de pessoas em todo mundo, também as empresas.

Sabe-se que entre janeiro e março de 2020, o Zoom (plataforma de reuniões on-line) cresceu mais de 1000%. 

Diante disso, a Forbes apontou que a transformação que ocorrerá em função do metaverso deve ir muito além. No entanto, pode levar mais tempo.

Eu acho que o tempo, no metaverso, é meio relativo. Com a chegada definitiva da web3 isso tudo deve ser acelerado.

Esperemos pela web3 na prática e seus desdobramentos.

Se você quiser ler o artigo sobre metaprofissões, clique aqui.

Pra você que chegou por aqui, obrigado! Nos vemos em breve!

Um abraço, Mauricio Conti


Foto: Freepik.