Mercado de dados acelerando a adoção de IoT (internet das coisas)

Mercado de dados acelerando a adoção de IoT (internet das coisas)

O mercado de dados tem acelerado a adoção de IoT (internet das coisas). Se informações sobre pessoas são mercadorias, imagine o valor de ter geladeiras, cafeteiras, televisões e microondas que mandam informações sobre seus hábitos?

Por Redação em 28/09/2021

Data marketplaces (mercado de dados) está acelerando a adoção de IoT (Internet das Coisas).

Para quem não sabe, Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. Por exemplo, a casa já fica climatizada minutos antes de você chegar. Sua cafeteira faz café no horário programado e etc.

A Internet das Coisas (IoT) é uma realidade comercial cada vez maior. Os aplicativos IoT já desempenham um papel em uma variedade de tecnologias futuras – tudo, desde uma casa inteligente e direção autônoma até a Indústria 4.0. Da mesma forma, a IoT desempenha um papel fundamental nos esforços de transformação digital de pequenas, médias e grandes empresas.

O que falta para a internet das coisas e o mercado de dados serem mais integrados?

O segmento IoT gera grandes quantidades de dados, que podem ser usados ​​por algoritmos de IA e aplicativos para transformar uma vida cotidiana de pessoas e empresas.

No entanto, fatores-chave atrapalham a integração entre IoT e o mercado de dados. A interoperabilidade, que pode ser explicada como a capacidade dos dispositivos IoT para comunicarem entre si, está faltando – especialmente quando se trata de plataformas variadas.

Somando-se a isso, como plataformas de dados que facilitam o compartilhamento de dados entre uma variedade de partes simplesmente não estão disponíveis ou não estão maduras o suficiente. Essa fragmentação e uma falta de interoperabilidade entre plataformas impedem ou surgimento de ecossistemas de florescentes de IoT.

Bosh cria plataforma para projeto da União Europeia

Para o BIG IoT 2020, da União Europeia, a Bosh desenvolveu uma plataforma de mercado de dados aberta e descentralizada que aborda os seguintes desafios:

1) Como habilitar a interoperabilidade em ecossistemas de IoT abertos e em rápido crescimento?

2) Como podemos encontrar, acessar e integrar dados ou informações entre as várias partes interessadas de forma escalonável?

A Bosh utilizou os chamados modelos semânticos. Esse tipo de modelo tem como objetivo a representação de determinada parte do mundo real, sendo assim, o que se busca é que o modelo produzido traduza de maneira mais próxima possível os objetos que ele representa.

Primeiramente, a empresa conseguiu interoperabilidade por meio de modelos de dados semânticos compartilhados usados ​​no portal do marketplace. Em segundo lugar, o portal do marketplace permite que os provedores de dados anotem seus dados de forma semântica quando oferecem seus ativos no marketplace.

Isso torna mais fácil para os consumidores de dados e seus aplicativos de IoT descobrirem os ativos de dados desejados por meio da pesquisa semântica e facilita a integração automática de dados em seus aplicativos.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: BENCE BOROS.