Médico pede desculpas a sociedade e a colegas da área médica por ter apoiado lockdown

Médico pede desculpas a sociedade e a colegas da área médica por ter apoiado lockdown

Em reunião online com governador e colegas da área de medicina, Dr. Joseph Fraiman disse que gostaria de ter percebido antes que as medidas de bloqueios não obtiveram o resultado desejado.

Por Redação em 11/03/2022

Dr. Joseph Fraiman, médico emergencialista, pediu desculpas por ter apoiado o lockdown.

O fato ocorreu durante reunião realizada pelo governador Ron DeSantis, na segunda-feira 07/03/2022. Fraiman também aproveitou para pedir desculpas para médicos que escreveram a Declaração de Great Barrington, que estavam presentes.

Mas, se as políticas não fizeram uma grande diferença e só causaram danos, então precisamos começar a repensar o que estamos fazendo.

Você pega os dados que estão claramente à nossa frente, e se elas estão apenas causando danos, ou no máximo salvando poucos, precisamos pensar a respeito…

Porque, se na melhor das hipóteses, uma política agressiva de confinamento… imagine que ela reduzisse as hospitalizações/mortes em 20% – 20% das mortes/hospitalizações reduzidas, se fosse esse o caso, talvez pudéssemos vir aqui e debater: ‘Os danos que são causados ​​por esses bloqueios valem esse benefício? E como negociamos isso com, sabe, usufuir de nossas liberdades?’

Mas a realidade é que as hospitalizações e as mortes não foram reduzidas em 20% por QUALQUER política porque, se fossem, teríamos estudos nessa altura do campeonato que seriam capazes de identificar isso de forma consistente, e isso simplesmente não ocorreu.

Então, acho que, como sociedade, temos que decidir se queremos continuar como uma política pública que obviamente está produzindo grandes danos e oferecendo apenas, na melhor das hipóteses, um benefício mínimo que atualmente é imensurável.

Também, pessoalmente, gostaria de pedir desculpas aos outros três cientistas que estão aqui comigo em Zoom, os proponentes da Declaração Barrington, porque eu… inicialmente pensei que vocês eram todos loucos, ou burros, ou talvez vocês simplesmente não entenderam o que eu estava vendo, mas agora percebi – peço desculpas, porque agora acredito que vocês estavam corretos, e estavam corretos desde o início.

E eu gostaria que mais pessoas, incluindo eu mesmo, tivessem percebido isso mais cedo, e espero que mais pessoas percebam isso em breve.

Vídeo da reunião do governador Ron DeSantis em conjunto com Dr. Joseph Fraiman e outros cientistas da área de medicina

A Declaração de Great Barrington

É uma declaração formal redigida por Martin Kulldorff, professor de medicina de Harvard, Sunetra Gupta, professora de epidemologia teórica em Oxford, e Jay Bhattacharya, professor de medicina na Universidede de Stanford. Ela tratou de várias medidas tomadas a cerca da Covid-19, tendo se posicionado a favor de proteção focada no grupo de risco e contra fechamentos e quarentenas generalizados.

* Mari Gatti, escritora.


Foto: Reprodução/YouTube