MEC lança jogo eletrônico que ajuda na alfabetização de crianças

MEC lança jogo eletrônico que ajuda na alfabetização de crianças

É o sonho de toda criança: unir brincadeira e aprendizado. Por isso o MEC lançou jogo eletrônico que ajuda na alfabetização de crianças.

Por Redação em 08/12/2020

É o sonho de toda criança: unir brincadeira, tecnologia e aprendizado. Percebendo essa vontade/ necessidade das crianças, o Ministério da Educação (MEC) está lançando um projeto que envolve um jogo eletrônico que ajuda na alfabetização de crianças.  

Trata-se do GraphoGame, que embora seja uma ferramenta, com jogos, é voltada para a alfabetização de crianças.

A indicação é para crianças entre 4 e 9 anos de idade. E a recomendação é utilizar por até 15 minutos diariamente com fones de ouvido.

Contudo, de acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, “esse projeto é uma maneira lúdica de levar as crianças a se envolverem com a alfabetização”.

A notícia que foi divulgada pelo Ministério da Educação, foi também relatada no Portal Conexão Política.

GraphoGame, o jogo eletrônico que ajuda na alfabetização

De acordo com o Ministério da Educação, o jogo pode ser baixado de forma gratuita e, apesar disso, uma vez instalado, funciona sem a necessidade da internet.

Antes de tudo, é preciso dizer que o jogo foi criado para facilitar a vida das crianças, dos pais e também dos professores.

“É uma ferramenta de apoio à alfabetização que não substitui a presença do professor em sala de aula”, lembra o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim.

A sugestão do MEC é que os professores utilizem o GraphoGame como uma ferramenta de apoio à alfabetização.

Por outro lado, outra grande vantagem do jogo é que, frequentemente, os professores podem adotá-lo como instrumento para remediar defasagens educacionais.

Os pais também podem fazer uso do software em casa.

“O jogo promove por meio de atividades lúdicas a aquisição dessas habilidades que são os primeiros passos que as crianças precisam dar para depois conseguirem ler com fluência e compreensão. É claro que a aprendizagem da leitura não se limita a esses dois componentes, mas eles são centrais no início desse processo”, acrescenta Nadalim.

O GraphoGame

De acordo com o Ministério da educação, o jogo inspirou pesquisas acadêmicas em mais de 30 países e já foi adaptado para mais de 25 línguas.

No Brasil, o Instituto do Cérebro, vinculado à Universidade Católica do Rio Grande do Sul, adaptou o game para o Português do Brasil.

Ainda segundo o MEC, “já foram produzidos sobre a ferramenta: 18 teses de doutorado, mais de 100 dissertações de mestrado e 91 papers. Apenas em 2020, 14 papers foram publicados mundialmente a respeito dos benefícios da utilização desse aplicativo”.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Imgix.