MCTI/Embrapii é a maior rede de inovação em IA na América Latina

MCTI/Embrapii é a maior rede de inovação em IA na América Latina

A indústria brasileira já pode contar com a maior rede de inovação em inteligência artificial na América Latina, a rede MCTI/Embrapii.

Por Redação em 26/01/2021

A indústria brasileira recebeu uma grande notícia nos últimos dias. Atualmente pode-se contar com a maior rede de inovação em inteligência artificial na América Latina. Trata-se da parceria e da rede MCTI/Embrapii.

A Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Inteligência Artificial tem 17 centros de pesquisa especializados. Dessa forma, compartilham infraestrutura e competências para desenvolver soluções tecnológicas com excelência nos mais diversos setores industriais, por exemplo.

Desenvolver projetos de inovação com inteligência artificial ficou mais assertivo e produtivo.

Nesse sentido, com o apoio da rede de inovação em inteligência artificial, um projeto pode, literalmente, sair do papel.

Mapeando a rede MCTI/Embrapii

A rede de inovação em inteligência artificial MCTI/Embrapii abrange diversas competências tecnológicas.

Em suma, foi feita uma pesquisa para mapear quais competências vem predominantemente de quais unidades da rede.

Além das competências, os desafios e oportunidades em Inteligência Artificial também foram mapeados.

Vale ressaltar que a pesquisa ouviu as 17 Unidades Embrapii que compõem a Rede de Inovação MCTI/Embrapii de Inovação em Inteligência Artificial entre os dias 23 de novembro e 02 de dezembro de 2020.

Para acessar a pesquisa, clique aqui.

Entenda a parceria

A Embrapii é a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Sobretudo, é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica.

Ou seja, uma instituição que fomenta a inovação na indústria brasileira.

Foi a partir da assinatura de contrato de gestão, em 2 de dezembro de 2013, que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) passou a contar com o apoio da Embrapii.

Este contrato de gestão tem o Ministério da Educação (MEC) como instituição interveniente.

Assim, os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

A contratação da Embrapii parte do reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais.

Portanto, a Embrapii fortalece a capacidade de inovação brasileira.

Segundo a própria empresa, a Embrapii “tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial”.

Para saber mais sobre a parceria MCTI/Embrapii, clique aqui.


Foto: Possessed Photography.