McKinsey: 4 práticas para reduzir custos jurídicos

McKinsey: 4 práticas para reduzir custos jurídicos

Algumas empresas já vêm aprimorando a gestão de seus departamentos jurídicos. Essas são algumas das melhores práticas para reduzir custos jurídicos.

Por Redação em 30/06/2020

A assessoria jurídica para empresas nunca esteve tão em alta como agora. A
maior demanda ainda está voltada para as ações trabalhistas. O setor varejista, em particular, tem altos custos jurídicos com demandas de consumidores e alta rotatividade de funcionários.

De acordo com Heloísa Callegaro e Thiago Vasconcelos da McKinsey, as
empresas estão se reinventando e incluindo a gestão de seus departamentos
jurídicos nos seus centros administrativos.

Com a expertise da McKinsey, eles apontam quatro formas de reduzir
custos jurídicos:

  1. Melhoria contínua

Buscar entender com profundidade as rotinas administrativas e as causas geradoras de ações judiciais, atuando de modo pontual no combate a essas causas.

  1. Gestão de advogados

Investir na assessoria jurídica: implantar um modo eficiente de gestão de advogados, para que os próprios e os terceirizados tenham incentivos alinhados, indicadores individualizados e diálogos de desempenho periódicos.

  1. Definição da estratégia

Adotar um sistema de inteligência na assessoria jurídica. Em outras palavras, avaliar caso a caso o vale a pena financeiramente recorrer e/ou negociar. O grupo de advogados deve se reunir e discutir caso a caso para prever a probabilidade de ganhar ou perder um caso. Somente depois disso é que se define a tática de trabalho.

  1. Gestão de desempenho

É aconselhável fazer um acompanhamento de dados e números. Quanto mais claros os indicadores, melhor a visão do trabalho que está sendo realizado. Esses relatórios de acompanhamento de resultados podem ser feitos dentro da empresa ou por meio de soluções tecnológicas que fazem esse trabalho na gestão de departamentos jurídicos.

Veja o texto na íntegra aqui.


Foto: Mikhail Pavstyuk.