Massacrando Paulo Freire com Paulo Freire

Massacrando Paulo Freire com Paulo Freire

Paulo Freire foi criticado pelo colunista e escritor Rodrigo Constantino por defender abertamente a doutrinação em sala de aula.

Por Redação em 04/10/2020

O colunista e escritor brasileiro Rodrigo Constantino fez um vídeo falando sobre um tema famoso no debate entre esquerda e direita: Paulo Freire, o pedagogo assumidamente socialista que foi declarado patrono da educação brasileira em 2012, durante o governo de Dilma.

Atualmente, a educação brasileira ocupa atualmente a posição de número 60 no raking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No total, 75 países são ranqueados, sendo que Cingapura está em primeiro lugar e Gana em último.

Segundo Rodrigo, uma acusação feita frequentemente por esquerdistas é de que os direitistas não leram Paulo Freire: então, ele teve a ideia de ler algumas passagens de livros de Freire que ele considera inconsistentes.

Para Paulo Freire, o neoliberalismo é “malvadez”

Freire escreveu o seguinte: “Daí a crítica permanentemente presente em mim à malvadez neoliberal, ao cinismo de sua ideologia fatalista e a sua recusa inflexível ao sonho e à utopia. (…) Daí o tom de raiva, legítima raiva, que envolve o meu discurso quando me refiro às injustiças a que são submetidos os esfarrapados do mundo”.

Decerto, quem é “bom” luta contra o “mal”, e ele considera que não ser um militante de esquerda não é certo. Daí vem a defesa da doutrinação em sala.

“Porque não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida nesse descaso? Porque, dirá um educador reacionariamente pragmático, a escola não tem nada a ver com isso. A escola não é partido.”

Paulo freire, criticando educadores que não criticam na escola o sistema abominado por ele

Rodrigo Constantino afirma que Freire não é “adorado” por um bom desempenho no setor educacional, mas por estar ideologicamente alinhado com o partido que o consagrou. De fato, faria pouco sentido um governo de esquerda nomear como patrono da educação um educador que não fosse comunista.

Aliás, faria pouco sentido para um político que quer aumentar o poder do estado (e o seu poder, por consequência) difundir no sistema de ensino de seu país qualquer ideologia incompatível com o aumento do estado.

Jogo de palavras freiriano

Constantino também cita várias frases confusas de Freire e diz que ele escrevia daquela forma de propósito. “Não é uma limitação sua de interpretação achar que ele não está dizendo nada com isso tudo. É porque ele realmente não está dizendo nada”, afirma ele. “Você espreme e não sai nada, a não ser ideologia marxista, a não ser oprimidos e opressores, ataque ao neoliberalismo e defesa da utopia comunista”, acrescenta.

Constantino cita a seguinte frase como sendo vazia e propositalmente rebuscada: “dodiscência (sic) – docência-discência – e a pesquisa, indicotomizáveis, são assim práticas requeridas por esses momentos do ciclo gnosiológico (sic)”.

Assista você mesmo o vídeo na íntegra:

Vídeo de Constantino sobre Paulo Freire.

Foto: reprodução/Youtube.