Manoel Lemos: investidor-anjo conta sua história

Manoel Lemos: investidor-anjo conta sua história

Manoel Lemos, 46 anos, investidor-anjo e sócio da empresa Redpoint eventures, conta sua trajetória de engenheiro a investidor.

Por Redação em 22/03/2021

A história de Manoel Lemos é muito interessante. Ele se definiu, em uma entrevista para a Draft, como um nerd. Um nerd que virou engenheiro, depois empreendedor, depois executivo, depois um investidor-anjo e, por fim, um investidor de risco. Ainda assim, um nerd.

Atualmente, ele é um dos seis sócios da Redpoint eventures, gestora de venture capital que investe nas primeiras rodadas de financiamento (estágios: seed, early e growth) de startups na América Latina.

Veja abaixo um resumo da entrevista com Manoel Lemos

De onde veio a paixão por computação?

Ele conta que sempre foi curioso e gostava de desmontar coisas.

Teve contato com computação quando tinha cerca de 8 anos e, naquela época, não tinha como não programar: você ligava o computador e ele esperava você digitar o programa.

Como equilibrou uma carreira em corporações e empreendimentos próprios? Isso foi por vontade ou necessidade?

De acordo com Lemos, foi uma mistura dos dois. Ele afirma que sempre teve um lado empreendedor, mesmo quando tinha um cargo executivo em uma empresa. E, claro, precisava pagar contas, ter uma carreira que trouxesse dinheiro — mas o drive sempre foi trabalhar com tecnologia.

A passagem pela Abril e a criação da WebCo. Por que uma editora e não uma empresa de tecnologia?

“Porque o desafio era muito legal”, resume Lemos. A Abril precisava ser cada vez mais digital e era possível fazer isso de três maneiras: com o que já era digital dentro da casa; com novos produtos digitais; e com produtos que iriam nascer sem ligação com marcas [da editora].

Colocaram esse terceiro pilar nas mãos de Lemos.

Era uma oportunidade de ir para um grupo grande, com muita autonomia, e viver a transformação dentro do olho do furacão.

Montar o time da WebCo foi uma das experiências mais legais que eu tive na vida. O mandato era: monte o melhor time que puder com gente que possa criar coisas novas… É um mandato muito sexy para uma pessoa que gosta de tecnologia.

Manoel Lemos

Como foi a transição para se tornar investidor?

Gustavo Caetano, fundador da Sambatech, conhecia Lemos. Gustavo começou um site em 2000, o Hackernews, de notícias sobre segurança da informação, e o chamou para investir. Esse foi o primeiro investimento-anjo de Manoel.

Por volta de 2011, Manoel recebeu uma nova proposta de investimento. Luciano Tavares o chamou para investir em empresas de tecnologia. Então, eles foram estudar: chagaram a ir ao Vale do Silício falar com os anjos lá.

Para ver a entrevista na íntegra, clique aqui.


Foto: Reprodução / manoellemos.com.