Maio Verde e Amarelo: Valinhos e Vinhedo nas manifestações

Maio Verde e Amarelo: Valinhos e Vinhedo nas manifestações

O mês de maio de 2021 foi marcado por duas grandes manifestações que tomaram conta de várias cidades do país. É o maio verde e amarelo.

Por Rodrigo Cavalo em 21/05/2021

O mês de maio de 2021 foi marcado por duas grandes manifestações que tomaram conta de várias cidades do país. Nas redes sociais foi chamado de maio verde e amarelo.

No domingo, 1o. de maio, dia do trabalhador, várias manifestações e carreatas tomaram as ruas de centenas de cidades do país em defesa da liberdade de trabalho e apoio ao presidente Jair Bolsonaro. As pessoas percorreram as ruas com bandeiras do Brasil e faixas de apoio. 

No Rio de Janeiro, milhares de pessoas ocuparam as duas faixas da Avenida Atlântica, na altura do Posto 5, na praia de Copacabana. Com 4 carros de som, milhares de motociclistas e uma carreata que partiu da Barra da Tijuca também se juntaram ao ato. 

Em São Paulo, que registrou a maior manifestação, a Avenida Paulista foi fechada por manifestantes portando bandeiras, faixas e cartazes de apoio ao presidente, o auge da manifestação ocorreu no período da tarde. 

Em Brasília, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobrevoou de helicóptero a Esplanada dos Ministérios, onde milhares de pessoas se reuniram. 

Em Campinas, o ponto de encontro dos manifestantes foi a EsPCEx, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, no Jardim Chapadão, Com faixas e gritos de “eu autorizo presidente”, cerca de 3 mil pessoas compareceram ao local. Uma carreata que partiu da Represa I, em Vinhedo, juntando com outra carreata partindo da Festa do Figo, em Valinhos, participaram das manifestações. Outras carreatas também foram organizadas pela cidade de Campinas e região. 

A segunda manifestação do maio verde e amarelo

No dia 15 de maio, a Marcha da Família Cristã reuniu milhares de pessoas em todo o país. A maior manifestação ocorreu em Brasília, com cerca de 100 mil pessoas. Entre as pautas estavam o voto auditável, o apoio ao agronegócio e a defesa da família cristã. 

Em Campinas, manifestantes se reuniram no Largo do Rosário por volta das 9h e depois partiram, em carreata, seguindo juntos com o carro de som até a Escola de Cadetes.

*Rodrigo Cavalo é bacharel em Direito e pós graduado em Direito e Processo do trabalho. Crítico por natureza.


Foto: Rodrigo Cavalo.