Lula diz que Zelensky quis guerra na Ucrânia

Lula diz que Zelensky quis guerra na Ucrânia

Segundo o petista, Zelensky está se aproveitando da mídia e Biden deveria ter ido a Moscou conversar com Putin.

Por Redação em 04/05/2022

Lula ganhou destaque na nova edição da revista americana Time, onde deu uma entrevista e afirmou que “Zelensky quis guerra na Ucrânia” e que “é tão responsável quanto Putin”.

“Eu não conheço o presidente da Ucrânia. Agora, o comportamento dele é um comportamento um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo. Ou seja, ele aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no parlamento inglês, no parlamento alemão, no parlamento francês como se estivesse fazendo uma campanha. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação”

Ainda comentando a guerra, Lula disse que “as pessoas estão estimulando o ódio a Putin” e que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, poderia ter ido a Moscou negociar com o líder russo.

“Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]! Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!’”.

Além disso, ele afirmou que se fosse presidente da República lhe oferecessem a entrada do Brasil na Otan, iria recusar.

Além de afirmar que Zelensky quis a guerra e que Biden deveria ter ido a Moscou negociar, Lula fala em reconstrução da ONU

Ainda sobre o cenário internacional, o petista também disse que é preciso criar “uma nova governança mundial” e criticou as Nações Unidas. “A ONU de hoje não representa mais nada. A ONU de hoje não é levada a sério pelos governantes. Porque cada um toma decisão sem respeitar a ONU… É preciso que a gente reconstrua a ONU, coloque mais países, envolva mais pessoas. Se a gente fizer isso, a gente começa a melhorar o mundo”.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/Facebook