Ludwig von Mises e sua obra

Ludwig von Mises e sua obra

Ludwig von Mises foi um economista austríaco que viveu no século XX e é considerado um dos principais defensores do liberalismo econômico.

Por Redação em 19/01/2023

Ludwig von Mises foi um economista austríaco que viveu no século XX e é considerado um dos principais defensores do liberalismo econômico. Tamanha relevância fez com que suas teorias continuem atuais.

Uma das principais contribuições de Mises foi a teoria da escolha humana. De acordo com ele, toda ação humana é baseada em uma escolha.

Em outras palavras, Ludwig von Mises argumentava sobre a busca de utilidade. “Ela é o que motiva as pessoas a agirem e tomarem decisões. Essa motivação é a base para toda a economia”.

Teoria do dinheiro de Ludwig von Mises

Outra teoria importante de Mises é a chamada “teoria do dinheiro”. Segundo ele, o dinheiro é uma convenção social, e que sua função principal é agir como meio de troca.

Ao mesmo tempo, ele afirma que o que causa o aumento da inflação é a oferta de dinheiro. E sim, isso pode ter efeitos negativos na economia.

Mises também foi um defensor ferrenho do livre mercado e da liberdade econômica. Para ele, o mercado livre é a melhor forma de organizar a economia. “As pessoas devem escolher livremente. Os preços devem ser estabelecidos de forma eficiente”.

Ele também argumentou que as políticas de intervenção governamental tendem a causar distorções e ineficiências na economia, por exemplo.

Teoria do cálculo econômico

Ludwig von Mises também desenvolveu a chamada “teoria do cálculo econômico”. Para ele, a economia é um sistema complexo. Todavia, é impossível prever com precisão o que vai acontecer.

“Em vez disso, os economistas devem se concentrar em entender as regras gerais que governam a economia e como as diferentes partes se relacionam”.

Contudo, ele argumentava que as políticas econômicas deveriam ter base nos princípios científicos, e não em opiniões subjetivas.

Em resumo, as teorias de Ludwig von Mises foram fundamentais para o desenvolvimento da economia liberal e são ainda hoje objeto de estudo e debate.

Sua teoria da escolha humana, teoria do dinheiro, e defesa do livre mercado, juntamente com a teoria do cálculo econômico são alguns dos principais tópicos de sua obra. Afinal, elas contribuíram para o entendimento da economia como um todo.

Fonte: OpenAI.


Foto: reprodução/Revista Oeste.