Live CPQD: barreiras na adoção de novas tecnologias

Live CPQD: barreiras na adoção de novas tecnologias

Como acelerar a inovação e ultrapassar as barreiras para a adoção de novas tecnologias? O tema foi debatido na Live CPQD.

Por Redação em 05/11/2020

O CPQD apresentou a live: “Como acelerar a inovação e a adoção de novas tecnologias”, trazendo blocos e rodadas de perguntas sobre o tema.

Os convidados falaram muito sobre as formas de ultrapassar as barreiras na adoção de novas tecnologias e as maneiras possíveis de acelerar a inovação.

Participaram da live os especialistas e executivos: Mauricio Conti, da wconnect, Sirlene Aveiro, representando o CPQD, José Gontijo, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações, Rosilda Prates, da P&D do Brasil, e Rodrigo Duclos, da Claro.

Entre os apontamentos do encontro, o fato de que adotar qualquer tecnologia não é tão comum assim. A tecnologia não é adotada simplesmente por ser adotada, mas pensando justamente naquilo que trará de benefício para a comunidade como um todo.

De acordo com Maurício Conti, o Brasil está passando por um momento bastante propício para a área de tecnologia, pois “a legislação dá garantias para essas empresas”.

O que significa que, segundo ele, vem aí uma onda de apoio das empresas nacionais e internacionais.

Adotando novas tecnologias

E como ser inovador do ponto de vista do cliente? É justamente neste ponto onde a tecnologia se torna primordial.

De acordo com Rodrigo Duclos, a o ponto de partida deve ser pensar sobre como resolver o problema.

“E foi assim que surgiu o Simples Receita, pensando na resolução do problema causado pela pandemia onde os pacientes com doenças crônicas estavam mais propícios ao contágio”, explica Maurício Conti.

O Simples Receita é uma plataforma desenvolvida pela Wconnect que revolucionou a relação: médicos, pacientes e medicamentos.

De forma que o paciente é atendido on-line e o receituário é enviado para a farmácia que entrega o medicamento na casa do paciente.

“É basicamente entender o problema, perceber a oportunidade e propor uma solução diferente e única”, completa.

As principais barreiras enfrentadas no Simples Receita

A tão sonhada mão de obra especializada no setor de tecnologia ainda é ponto crítico no mercado.

Conti explica que para este mercado não teve crise. “A previsão é o crescimento de cerca de 30% no mercado de tecnologia em 2020”.

Desta forma, segundo ele, uma das alternativas para essa escassez é a criação de um novo currículo de ensino médio no Brasil.

Assim os alunos teriam uma boa base de línguas e matemática, o que significa que estariam mais familiarizados com as linguagens da tecnologia”.  

Ele explica que na Wconnect, acredita-se muito naquilo que gera valor ao usuário, assim, a empresa procura fazer de diferente para agregar.

Por fim, quando o assunto é segurança no sistema, Maurício conta: “embora com o segmento de saúde no epicentro da pandemia, nossa visão é mais otimista em relação ao blockchain, por isso estamos investindo muito nisso”.

Abaixo o vídeo com a íntegra da live:


Foto: Ramón Salinero.