Libere o poder de disrupção do seu Marketplace

Libere o poder de disrupção do seu Marketplace

Os marketplaces estão em alta e nunca venderam tanto quanto agora, mas é preciso acreditar no poder de disrupção do marketplace convencional.  

Por Redação em 25/10/2021

Os marketplaces estão em alta e nunca venderam tanto quanto agora, mas é preciso acreditar no poder de disrupção do marketplace convencional.  

É incontestável a melhoria que eles adicionaram ao mercado existente. Afinal de contas, eles facilitam a experiencia do consumidor na efetivação de transações.

De acordo com o Portal NFX, se você deseja criar um mercado verdadeiramente icônico, não pode ter apenas a melhoria na teoria.

É preciso provocar uma disrupção do seu marketplace a ponto de melhorar ainda mais o sistema de vendas.

A exemplo o Airbnb, Uber, Doordash, Poshmark, Outschool entre outros, que possibilitam novos tipos de transações.

Em uma conversa no podcast do NFX, Scott Kominers, que co-lançou o curso “Fazendo mercados”, conversou com James Currier sobre o poder de disrupção do marketplace.

Acompanhe alguns destaques da conversa no podcast do NFX

Durante anos, Tom Eisenmann (professor de empreendedorismo da Harvard Business School) e eu pensamos em como poderíamos pegar o design de mercado e ensiná-lo a fundadores e MBAs – porque muitas startups realmente têm uma dinâmica de mercado embutida neles, mesmo que nem sempre pensem deles como um mercado.

Nosso primeiro desafio foi tentar entender os problemas práticos reais que os fundadores do mercado enfrentam e, em seguida, tentar organizá-los em estruturas para oportunidades de inicialização.

E a pergunta certeira foi: se as pessoas realmente querem fazer transações, como é possível que não o façam?

E para provocar a ruptura, quebrar paradigmas e avançar com os projetos, pensamos em entender os fundadores do modelo marketplace. Como projetar marketplaces para usuários e novos usuários?

A resposta para as nossas perguntas foi bastante rápida: quando os mercados melhoram as transações existentes.

Vou generalizar: procure um mercado onde as pessoas estão se esforçando muito para fazer transações, indo muito longe para participar de uma transação que é muito, muito difícil de fazer. Isso indica o valor potencial real.

Criar um sistema de gestão desse mercado é realmente valioso porque muita gente perde muito tempo com isso, dos dois lados. Se você é um provedor, passa muito tempo tentando encontrar clientes e descobrindo como se credenciar.

Já se você é o cliente, passa muito tempo tentando encontrar um fornecedor que tenha as habilidades certas e em quem você possa confiar para fazer bem o seu trabalho.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Markus Spiske.