Legítima defesa: direito da mulher, direito de todos!

Legítima defesa: direito da mulher, direito de todos!

Legítima defesa: porque uma mulher armada e treinada tem mais chances contra um estuprador que uma militante com textão no Twitter.

Por Fabrício Fonseca de Oliveira em 19/07/2021

Legítima defesa é direito de todas as mulheres. E de todos os homens.

No Brasil, ficou evidentemente comprovado o quão importante é uma arma de fogo. Sob a posse de mulheres responsáveis, ela torna-se de suma importância no combate à violência. Mas há algum tipo de incentivo para tal?

Os mesmos grupos que usam violência contra mulheres (não que a violência contra homens seja menos triste ou ocorra com pouca frequência) como pauta eleitoreira não defendem o direito de uma jovem ter uma arma e aprender a usá-la contra um potencial estuprador. Os grupos que dizem representá-las não passam de meros manifestantes com cartazes nas mãos. Tentar combater a violência contra mulheres com dizeres em cartazes não passa de uma verdadeira alienação ideológica.  Sem lógica alguma!

Legítima defesa: aqueles que não querem que você aprenda a usar uma arma andam com seguranças armados

O Estado, por sua vez, não tem uma política de incentivo para que mulheres possam treinar e aperfeiçoar a autodefesa. Os principais estímulos feito pelo Estado são campanhas publicitárias, canais de denúncia e algumas leis que, até hoje não mudaram a triste realidade do brasileiros quando o assunto é segurança.

Observamos uma total alienação intrínseca na mente dos que se dizem “se importar com as mulheres” e um absoluto abandono institucional em relação a segurança.

Portanto, em virtude dos fatos mencionados, podemos dizer que a forma mais eficaz para evitar uma violência grave é quando a vítima é preparada e bem treinada, e tem em posse uma arma de fogo. Entretanto, esse direito e essa liberdade de escolha, “ter ou não ter uma arma”, são mitigados no Brasil pelas inúmeras restrições advindas do Estatuto do Desarmamento (o qual não foi aceito pela maioria da população no plebiscito de 2005 e ainda assim foi imposto no governo Lula).

O primeiro passo para que as mulheres realmente tenham seus direitos resguardados é a luta pela revogação do Estatuto. Ter arma ou não, é questão de escolha. Defender-se ou não também, mas tornar isso quase que inacessível, como regra, torna-se um estímulo para que mais crimes se consumam.

Em suma, o real problema é a imposição feita por políticos que não concordam com o armamento civil (mas frequentemente tem seguranças armados) e passaram por cima da vontade da população sobre aqueles que necessitam de proteção.

A melhor política de segurança pública de um país é quando o seu povo consegue se defender.

*Fabrício Fonseca de Oliveira, estudante de Direito, apaixonado pela informação.


Foto: Sofia Sforza.