Lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção ocorrerá no dia 20/5 às 10h e poderá ser acompanhado no You Tube.

Por Redação em 19/05/2021

O do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) será lançado no dia 20/5, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU no You Tube.

O programa é voltado aos gestores públicos de todo o país e disponibiliza ferramenta de autoavaliação, orientações e treinamentos para implantação de boas práticas de controle e prevenção à corrupção.

Ele será coordenado e executado pelas Redes de Controle nos Estados e patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

“O PNCB conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).”

À quem é direcionado o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção?

“O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas. Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.”

Ou seja, o gestor terá acesso a uma plataforma onde supostamente encontrará ponstos mais vulneráveis e ficará mais fácil vizualizar, fiscalizar e denunciar tais pontos. Infelizmente, é o governo que acaba fiscalizando o próprio governo: mas talvez aumentando o número me pessoas que conseguem enxergar pontos falhos hajam mais pessoas dispostas a bater de frente com esquemas de corrupção, possívelmente arriscando o próprio cargo.

O Programa também oferece orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Diretrizes oficiais do PNPC

“Fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção das organizações públicas.
Induzir a melhoria do perfil dos gestores públicos.
Manter sob controle a corrupção no País.”

Público-alvo

“Gestores, controladores e demais colaboradores das mais de 18 mil organizações públicas cadastradas em todo o Brasil.”

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/Facebook