João Gelo, de Valinhos, quer vencer a Patagônia a pé

João Gelo, de Valinhos, quer vencer a Patagônia a pé

João Gelo vai caminhar de Puerto Montt, no Chile até El Chaltén, na Argentina.

Por Redação em 12/01/2022

João Roberto Barbosa, originário de Valinhos e conhecido como como João Gelo, começou a colocar em prática seu projeto de percorrer a pé a estrada da Carretera Austral, localizada na região da Patagônia.

Serão 1.300 km que ele pretende percorrer em 45 dias. Se conseguir, será o primeiro brasileiro a realizar tal empreitada, que João batizou de “Patagônia a pé”.

A expedição vai começar em Puerto Montt, no Chile, e terminar em El Chaltén, na Argentina.

Comparando, é como se João Gelo partisse da cidade de São Paulo e caminhasse até a gaúcha Pelotas, que fica aproximadamente a 200 quilômetros ao sul de Porto Alegre.

Desafios que o jovem João de Valinhos vai enfrentar nessa aventura na Patagônia

João é guia de ecoturismo, e especializado em montanhas e longas caminhadas há mais de 20 anos.

Mesmo para ele, a Carretera Austral é desafiadora.

“O clima na Patagônia é um dos mais hostis que existem” afirma João Gelo. “Eu posso acordar com um sol lindo, mas enfrentar uma tempestade de neve no meio da tarde. É muito difícil prever a temperatura nesta região porque o clima é muito instável”, explicou.

A imprevisibilidade da temperatura não é a única preocupação. Ele também conta que vai ter dificuldades na Costa Queulat, uma serra de seis quilômetros de subida e mil metros de desnível, e também quando tiver que atravessar cerca de 250 quilômetros ermos e praticamente despovoados antes de chegar ao Porto de Yungay.

João vai levar um trenó construído por ele mesmo que vai ajudá-lo a acomodar tudo o que precisa para a aventura. Ele calcula que são mais de 60 kg de “bagagem” que vai empurrar todos os dias. Vara de pesca, placa solar, tábua, faca e grelha para cozinhar são alguns dos utensílios que ele considera indispensáveis para a viagem.

Mas e se passar mal ou ficar doente? Ele vai acionar um dispositivo de localização, operado por satélite, que vai emitir uma ocorrência para o Corpo de Bombeiros mais próximo com a localização exata de onde João Gelo está.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Reprodução/Facebook.