Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Interoperabilidade nos sistemas de saúde

Interoperabilidade nos sistemas de saúde

A interoperabilidade nos sistemas de saúde diz respeito a capacidade de comunicação e troca de dados entre sistemas e aplicativos.

Por Redação em 11/10/2021

A interoperabilidade nos sistemas de saúde é a forma mais direta de comunicação e troca de dados.

Embora, para que isso aconteça de forma simples e direta, é preciso que haja a compatibilidade de sistemas e adoção de padrões.

Em outras palavras, é preciso que todos os sistemas em questão se comuniquem entre si.

Atendimento contínuo

Quando falamos em interoperabilidade nos sistemas de saúde, estamos tratando de um assunto delicado e complexo, mas ao mesmo tempo, resolutivo.

É a interoperabilidade que assegura aos pacientes um atendimento contínuo de qualidade, com dados completos e precisos.

De acordo com o Portal ehCOS da everis health, é o acesso imediato aos dados clínicos do paciente que permite ao sistema de saúde atendê-lo com precisão e da melhor maneira possível.

“É imperativo que os diversos sistemas de saúde possam trocar informações e transferi-las de um sistema a outro por meio de interfaces específicas, adaptadas ou personalizadas, que estruturem as informações de maneira semelhante”.

A interoperabilidade

Durante muito tempo, os sistemas de saúde utilizavam idiomas diversos. O que prejudicava a comunicação e a interação entre eles.

Dessa forma, a alternativa foi adotar padrões únicos entre eles, provocando naturalmente a interoperabilidade nos sistemas de saúde.

“Tanto para a interoperabilidade sintática, que se refere à estrutura da comunicação, quanto para a interoperabilidade semântica, que faz referência ao significado da comunicação, o setor da saúde desenvolveu-se e adotou padrões para vários propósitos relacionados com mensagens de texto, terminologia, documentos, mapas conceituais, aplicativos e arquiteturas”.

E apesar da complexidade da interoperabilidade, existem muitos casos de sucesso na Espanha, por exemplo.

De acordo com a ehCOS, a interoperabilidade deve ser encarada como um meio para determinado fim, de forma assertiva e eficiente.

Simples ID: a evolução do Simples Receita

A premiada e reconhecida plataforma Simples Receita evoluiu e agora é Simples ID. Desenvolvida pela wconnect em parceria com o CPQD, utiliza tecnologia de blockchain, e isso mudou definitivamente a relação entre médicos e pacientes.

O Simples ID, evolução do Simples Receita, é uma plataforma para interoperabilidade de dados de saúde.

Tecnologia brasileira a serviço da saúde.

Para saber mais, clique aqui.


Foto:  National Cancer Institute.