Inteligência Humana versus Inteligência Artificial

Inteligência Humana versus Inteligência Artificial

Por que escolher entre inteligência humana ou inteligência artificial? Jaime de Paula diz o melhor resultado é obtido com a cooperação entre ambas.

Por Jaime de Paula em 19/03/2021

A PNL tem amplas aplicações para negócios. De acordo com o Gartner, os casos de uso mais fortes e imediatos para PNL estão relacionados à melhoria do atendimento ao cliente, como responder a consultas de clientes e funcionários e automatizar tarefas. Por exemplo, tarefas jurídicas como análise de contratos e aplicação de conformidade podem ser realizadas pela IA, liberando as pessoas para trabalhar em tarefas mais complexas e de maior valor.

Por exemplo, podemos usar IA em tarefas de tradução de inglês para francês em que uma frase em inglês é a questão e a tradução em francês correspondente é a resposta.

Inteligência humana versus artificial: o melhor resultado é a combinação das duas

Inteligência artificial vai além da linguagem humana para linguagens de programação, como a geração de instruções de programa quando recebe descrições em inglês.

Usando o GPT3, um desenvolvedor construiu uma ferramenta que traduz a linguagem natural em consultas SQL. Outro cria layouts de aplicativos simplesmente pedindo ao software para construir o design que você deseja.

O GPT3 também pode ser usado para fazer tudo, desde a criação de planilhas até a construção de CSS complexo, ou até mesmo implantar instâncias do Amazon Web Services (AWS), um truque interessante, visto que a OpenAI assinou um acordo para construir o GPT3 exclusivamente no Microsoft Azure.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

* Jaime de Paula, empreendedor de tecnologia. Engenheiro, PHD em Inteligência Artificial (UFSC), cursando pos-doc na Univalli, também em IA.
Iniciou como executivo de grandes empresas como a BRFoods até fundar a Paradigma e depois a Neoway, onde foi CEO até junho de 2019. Mentor Endeavor e Darwin, investe em mais de 20 startups do ecossistema catarinense de tecnologia. Participa ativamente de projetos sociais como o Instituto Vilson Groh e os projetos Superando Barreiras e Mama Solidária.


Foto: Fitore F