Inteligência de Mercado: profissão está em alta

Inteligência de Mercado: profissão está em alta

Antigamente não se falava em inteligência de mercado e estratégia de negócios. Hoje em dia, os termos estão popularizados, não somente entre o empresariado.

Por Redação em 19/04/2021

Antigamente não se falava em inteligência de mercado e estratégia de negócios. Hoje em dia, estes termos estão cada vez mais comuns. Além disso, não apenas somente entre o empresariado.

Atualmente, muitos profissionais estão se especializando no assunto. Por isso, o mercado promete se tornar cada vez mais atrativo para este tipo de estratégia.

Inteligência de mercado

Gerenciar e estruturar atividades relacionadas à inteligência de mercado exige analisar todos os pontos que envolvem o setor em questão. Ou seja, envolve analisar a concorrência, os consumidores, as tendências e os diversos cenários que envolvem o mercado em questão.

Assim, somente assim, torna-se possível definir as melhores estratégias para subsidiar as áreas de marketing, comunicação e a área comercial em si.

O grande objetivo da inteligência de mercado é compreender onde você está inserido e onde você pretende chegar. Depois, começa a busca por melhores oportunidades de negócios para o crescimento da empresa.

Para o diretor de customer success da wconnect, Maurício Conti, a função está em alta e os profissionais mais qualificados é que se destacam neste mercado.

Formação de profissionais

Hoje em dia, quanto mais conhecimento técnico um profissional tiver, em teoria, mais qualificado ele se torna para desempenhar determinado papel.

De acordo com o Catho, site de empregos e guia de profissões, um profissional de inteligência de mercado tem a função estratégica de apoiar as decisões e os posicionamentos tomados pela empresa.

Interessado? A Fundação Getúlio Vargas é justamente uma das instituições que formam profissionais de inteligência de mercado. Embora a ementa do curso da instituição seja ampla, os alunos, por hora, se especializarão na importância da pesquisa de mercado para as decisões gerenciais.

Outro grande diferencial é que o foco está nos métodos utilizados, ao mesmo tempo, nas formas de análise dos resultados.

A proposta da FGV é que o aluno desenvolva uma ampla visão sobre o mercado, identificando as demandas em situações de constante inovação e atualização tecnológica.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


Foto: Jose Vazquez.