Coleta de cápsulas de Nescafé utilizando inteligência artificial

Coleta de cápsulas de Nescafé utilizando inteligência artificial

Coletor de cápsulas com inteligência artificial auxilia a gigante Nestlé na logística reversa de cápsulas de Nescafé Dolce Gusto.

Por Redação em 11/08/2020

Logística reversa para a destinação correta das capsulas de café. Uma tecnologia brasileira está auxiliando a gigante Nestlé na logística reversa de capsulas de Nescafé Dolce Gusto.

A CIM – Cognitivos Inteligência de Mercado criou a inovação – usando inteligência artificial e tecnologia brasileira: uma máquina faz a coleta de cápsulas que vai muito além da simples coleta para a destinação correta do resíduo.

Segundo o diretor da CIM, Caio Pereira de Almeida, a tecnologia desenvolvida pela empresa permite traçar um perfil do consumidor, ou seja, muito mais do que a logística reversa de cápsulas Dolce Gusto, a tecnologia criada pela CIM pode auxiliar a empresa a conhecer melhor seu cliente, e assim atuar de forma mais específica para seu público-alvo.

Como funciona a coleta de cápsulas

O equipamento coletor desenvolvido pela CIM reúne dados do cliente e identifica seu consumo individual. “Ao depositar as cápsulas no coletor, o consumidor Dolce Gusto entra com seu número de telefone (ligado ao cadastro no site da empresa). A máquina identifica o número de cápsulas depositadas e pontua num sistema de recompensas para os clientes. Desta forma, a cada duas cápsulas coletadas, um ponto é registrado no programa de fidelidade da empresa”, explica. Assim o consumidor pode resgatar produtos Dolce Gusto com a pontuação conquistada com o correto destino do seu resíduo.

De acordo com informações do site da Nestle, “além do design marcante e dos blends deliciosos que conquistam o paladar dos consumidores, Nescafé® Dolce Gusto® começou um projeto para a coleta de cápsulas. Os coletores receberão cápsulas pós-uso descartadas pelos consumidores, que passarão por um processo especial para serem transformadas em um tipo de resina plástica. Essa resina dará origem a outros produtos da marca Nescafé Dolce Gusto.”

O projeto de logística reversa da Nestlé ajuda a construir um futuro melhor para o planeta e, destinando corretamente o seu resíduo, você também pode colaborar.

Se você usa cápsulas Dolce Gusto, deposite suas cápsulas usadas em um ponto de coleta Dolce Gusto.

A proposta da empresa é distribuir coletores em pelo menos 15 unidades da rede Pão de Açúcar.


Foto: Felipe Pelaquim.