Identidades digitais descentralizadas e blockchain na Microsoft

Identidades digitais descentralizadas e blockchain na Microsoft

Alex Simons, vice-presidente de gestão de programas, explica: identidades digitais descentralizadas e blockchain na Microsoft.

Por Redação em 19/01/2021

Em uma matéria especial para o Blog da Microsoft, Alex Simons, Vice President of Program Management, Microsoft Identity Division, escreveu um artigo sobre identidades digitais descentralizadas e blockchain na Microsoft.

E começou seu texto escrevendo: “espero que vocês considerem essa postagem tão interessante quanto eu considero. Ela é descontraída e descreve uma visão empolgante do futuro das identidades digitais”.

Ficou curioso? Então continue a leitura.

De acordo com Simons, a Microsoft investiu na elaboração de um conjunto de ideias para o uso de Blockchain (e de outras tecnologias de razão distribuído) nos últimos 12 meses,.

A proposta é criar novos tipos de identidades digitais, identidades projetadas desde o início para aprimorar a privacidade pessoal, a segurança e o controle.

Ele conta que na Microsoft todos estão empolgados com o aprendizado e com as novas parcerias que firmadas durante o processo.

Identidades digitais descentralizadas

Para falar sobre Identidades digitais descentralizadas Ankur Patel, Microsoft Identity Division, é referência na empresa.

Como sabemos, o mundo está passando por uma transformação digital, e a realidade é que o real e o digital precisam integrar o mesmo espaço.

“Esse novo mundo precisa de um novo modelo de identidade digital, que melhore a privacidade e a segurança individual no ambiente físico e digital”, aponta.

Os sistemas de identidade da Microsoft (na nuvem) já capacitam milhares de desenvolvedores, organizações e bilhões de pessoas a trabalhar, jogar e chegar mais longe.

A ideia da empresa é fazer com que o maior número de pessoas tenha uma identificação confiável.

E para tanto, a Microsoft oferecerá um hub digital criptografado seguro onde possam armazenar os dados de identidade e controlar com facilidade o acesso a eles.

“Atualmente estamos compartilhando nossas melhores ideias baseadas no que aprendemos com nossa elaboração de identidade descentralizada, uma iniciativa que visa permitir experiências mais valiosas, aumentar a confiança e reduzir o atrito, enquanto capacita cada pessoa a possuir e controlar a própria Identidade digital”.

Tecnologias

E na prática, o que isso significa? Com as violações de dados e o roubo de identidade se tornando mais “precisos” e frequentes, os usuários precisam de uma forma de ter domínio sobre a própria identidade.

“Depois de examinar sistemas de armazenamento descentralizado, protocolos de consenso, blockchains e uma variedade de padrões emergentes, acreditamos que a tecnologia blockchain e os protocolos são adequados para habilitar IDs descentralizadas (DID)”.

Em outras palavras, a privacidade vem junto com a ausência da centralização.

A proposta da Microsoft é desenvolver um hub digital criptografado e seguro (Hubs de ID) que possa interagir com os dados do usuário, respeitando a privacidade e o controle do usuário.

E assim, a confiança é conquistada pelos indivíduos e criada pela comunidade.

E os projetos da Microsoft não param por aí. Para saber mais sobre identidades digitais descentralizadas e blockchain na Microsoft, clique aqui.


Foto: Christopher Gower.