Hyperledger Fabric: blockchain facilitando o uso do 5G

Hyperledger Fabric: blockchain facilitando o uso do 5G

Implementar o 5G é complexo e caro. A Linux Foundation trouxe uma solução para reduzir estes custos: o Hyperledger Fabric.

Por Redação em 23/09/2020

A quinta geração de redes celulares, também chamada 5G, promete melhorias que vão além de simplesmente assistir vídeos na internet com mais velocidade. Espera-se que o 5G possibilite uma ampla gama de novos serviços baseados na Internet, como casas e até cidades inteligentes. O Hyperledger Fabric vai ajudar nesta expansão.

Para que esta expansão ocorra é necessária uma infraestrutura refinada e acesso a recursos para operar. Portanto, é obrigatório que as operadoras aloquem os recursos subjacentes de forma que possam suportar e se adaptar às mudanças que vem pela frente.

Por exemplo, ao entrar no mercado 5G, uma operadora pode experimentar um aumento de até 65% nos custos de implantação e infraestrutura de RAN. Por tanto, descobrir formas eficientes de alocar recursos é essencial.

O compartilhamento de rede e infraestrutura é uma das soluções que podem ajudar as operadoras nesse sentido. Resumindo, uma operadora aluga partes de seus recursos ociosos para outras prestadoras de serviço que estejam dispostas a operar na mesma região.

Táticas para otimização de recursos

A prática de compartilhar infraestrutura já existia nas gerações anteriores de redes celulares. No entanto, esses compartilhamento geralmente consistiam em acordos bilaterais limitados ao compartilhamento de longo prazo de recursos passivos da rede. Esses modelos de compartilhamento não suportam os pedidos de compartilhamento de curto prazo on demand ou os mercados maiores onde as partes envolvidas no comércio de recursos excedem apenas duas operadores.

Hyperledger Fabric: a resposta da Linux Foundation à demanda das operadoras

Antecipando as demandas das operadoras por compartilhamento de recursos, a Linux Foundation criou o Hyperledger Fabric, que utiliza tecnologia blockchain. Ele pode fornecer a base para um mercado onde todos conseguem participar da alocação de recursos e do processo de precificação de forma transparente e confiável – e sem depender de terceiros.

O Hyperledger Fabric é um software modular de código aberto que é facilmente adaptável às necessidades dos desenvolvedores. Além disso,  a plataforma não força o desenvolvedor a usar uma determinada linguagem para os contratos inteligentes. Por fim, em comparação com outras estruturas de blockchain, o alto suporte para transações e a baixa latência fazem do Hyperledger Fabric um candidato ótimo candidato para o uso no 5G.

Para ler a matéria completa, acesso o site Hyperledger.Org


Foto: Albert Renn.