Homeschooling: o futuro do seu filho depende de você

Homeschooling: o futuro do seu filho depende de você

Homeschooling, também conhecida como educação domiciliar é uma modalidade em que famílias escolhem ensinar seus filhos em casa, assumindo a responsabilidade da educação básica.

Por Rodrigo Cavalo em 28/07/2021

Primeiramente, temos que saber realmente o que é o homeschooling para não cairmos nas pegadinhas dos que querem, educar menos e doutrinar mais.

Homeschooling, também conhecida como educação domiciliar é uma modalidade em que famílias escolhem ensinar seus filhos em casa, assumindo a responsabilidade da educação básica ou contratando professores particulares para o ensino.

Como sabemos os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação do caráter e personalidade de uma pessoa.

Seja como for, o que é ensinado às crianças nesta idade tende a perdurar para sua vida.

Pensando nisso, o ensino domiciliar se torna importantíssimo, já que os próprios pais assumem as responsabilidades de transmitir o conhecimento de uma forma mais particularizado, desenvolvendo metodologias próprias para que cada filho consiga maximizar seu aprendizado.


O homeschooling é proibida no Brasil?

Outra dúvida bastante comum, muitas famílias já começaram a aderir essa prática e outras tem receio, devido a questão da legalidade.

O que podemos dizer é que a prática não consta na Constituição, porém também não é proibida.

O que acontece, por não haver uma lei federal regulamentando o assunto, há um vazio em que muitas interpretações podem ser discutidas.

Por esta razão, alguns estados e municípios já estão regulamentando o homeschooling em seu território.

Em nossa região, recentemente tivemos a cidade de Sorocaba (SP), que em homenagem à estudante sorocabana Elisa Flemer, adepta do ensino domiciliar, foi aprovada em 5º lugar no curso de Engenharia Civil da Universidade de São Paulo (USP).

No entanto, foi impedida pela Justiça de fazer sua matrícula, por ter concluído o Ensino Médio pela modalidade homeschooling.

Projeto de Lei


De acordo com o Projeto de Lei aprovado: “os pais ou responsáveis que optarem pelo ensino domiciliar devem declarar sua escolha ao órgão competente, em conformidade com os procedimentos previstos, e devem manter registro do planejamento e progresso do estudante, bem como apresentá-lo sempre que requerido pelo poder público.

O ensino domiciliar poderá ser ministrado pelos próprios pais ou por professores contratados, e o órgão responsável poderá disponibilizar modelos de conteúdo programático, bem como materiais de apoio” conforme matéria publicada em 25 de Junho (2021), pela Gazeta do Povo.

A maior crítica ao modelo, vem de pessoas que acham que essa modalidade leva crianças a não se socializar com outras.

Porém, não levam em conta que a escola não é o único ambiente de interação em que uma criança pode se socializar com outras, parques, praças, escolas de futebol, grupos de escoteiros, colegas da vizinhança e grupos de igreja, são exemplos de interação.

Tudo depende das particularidades da família e da própria criança.

Adepto ou não da homeschooling, acompanhe, participe, interaja. Cobre da escola e dos professores um melhor ensino, converse com seu filho o quanto é importante o aprendizado.

O futuro do seu filho depende de você!

Rodrigo Cavalo é bacharel em Direito e pós-graduado em Direito e Processo do trabalho. Jornalista. Crítico por natureza.


Foto: Compare Fibre.