Harvey Risch, de Yale, aponta chave para derrotar a Covid-19

Harvey Risch, de Yale, aponta chave para derrotar a Covid-19

Médico de Yale diz que hidroxicloroquina é a chave para derrotar a covid-19 e seu uso adequado pode salvar milhares de vidas.

Por Redação em 05/08/2020

Harvey Risch, professor e diretor do laboratório de epidemiologia de câncer molecular de Yale, publicou um artigo sobre a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, provocada pelo vírus chinês.

Segundo relatado pela reportagem da Revista Oeste, o professor Harvey Risch afirma que a “hidroxicloroquina é a chave para derrotar a Covid-19” e que os médicos deveriam prescrever seu uso amplamente afim de salvar milhares de vidas.

Segundo ele, números e dados apoiam a utilização do medicamento: “Quando esse remédio tão barato é administrado muito cedo no curso da doença, antes que o vírus tenha tido tempo de se multiplicar além do controle, se mostra altamente eficaz”.

E mesmo com benefícios comprovados, o médico de Yale Harvey Risch admite que o assunto foi politizado. “Para muitos, é visto como uma forma de se posicionar politicamente”, afirmou. “Ninguém precisa que eu lembre que não é assim que a medicina deve proceder”.

Em seu artigo, o professor alerta para o fato de muitos estudos não testarem a hidroxicloroquina da maneira adequada, além de o atraso na administração do medicamento reduzir a eficácia da medicação.

“Acredito que esse episódio da hidroxicloroquina será estudado pelos sociólogos da medicina como um exemplo clássico de como fatores extra-científicos anulam as claras evidências médicas”, afirmou o professor em seu artigo.

Para ler mais sobre a matéria, clique aqui.


Foto: divulgação.