Governo Federal cria página sobre blockchain no poder público

Governo Federal cria página sobre blockchain no poder público

Blockchain no poder público: a ausência de um centro de controle e a permanência dos registros de transação podem ajudar no combate à corrupção.

Por Redação em 22/08/2020

Blockchain no poder público: a Presidência da República do Brasil criou uma página sobre blockchain. Seguindo as determinações do Tribunal de Contas da União com relação ao estudo e uso da tecnologia na administração pública, a página sobre blockchain foi criada após o Acórdão 1613/2020, à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) do Ministério da Economia e a outros órgãos que atentem para a necessidade de realizar estudo de viabilidade e de verificar desafios, riscos e oportunidades dessas tecnologias. Mais, a página atende a Estratégia de Governança Digital, instituída pelo Decreto nº 10.332, que possui como uma de suas iniciativas a tecnologia blockchain.

A proposta do Governo Federal ao criar a página é, de maneira simples, abordar a tecnologia, os conceitos, aspectos técnicos e ainda as aplicações de contratos inteligentes utilizando o blockchain.

Segundo informações do site Cointelegraph, o e-Gov conquista cada vez mais espaço no Brasil e é o segundo nas Américas com mais serviços digitais. Mesmo que a página também fale sobre blockchains públicas, não há qualquer menção sobre o Bitcoin ou seu criador Satoshi Nakamoto, informou o site.

Página sobre blockchain no poder público

Para entender a importância deste passo do governo e do emprego do blockchain no poder público, o Tribunal de Contas da União fez um levantamento para conhecer os conceitos da tecnologia, assim como um estudo para entender as áreas de aplicação e que tipos de problemas que os governos do Brasil e de outros países estão resolvendo. “Assim o estudo do TCU buscou compreender o potencial disruptivo que a blockchain tem na melhora dos serviços digitais da administração pública”, divulgou o site.

Segundo o TCU, a tecnologia blockchain poderá resolver, inclusive, problema de escassez na internet, permitindo novas relações de troca de informações e de confiança em situações da vida real no mundo digital.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Hitesh Choudhary.