Governo cria Rede MCTI/EMBRAPII de inovação em Grafeno

Governo cria Rede MCTI/EMBRAPII de inovação em Grafeno

O grafeno, uma das formas cristalinas do carbono, está revolucionando vários segmentos, inclusive o aeroespacial. Pensando nisso, o foram criados 15 centros de pesquisa com foco no material.

Por Redação em 25/01/2021

O grafeno, uma das formas cristalinas do carbono, é um material que está revolucionando o mercado em vários segmentos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, estão unidos para oferecer ao seu projeto de inovação o uso desse material.   

Ao todo, são 15 centros de pesquisa credenciados (Unidades Embrapii). Eles já trabalham com “grafeno para potencializar a chegada de seu projeto ao mercado”. É o que revela a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

De acordo com a Embrapii, em pesquisa realizada junto a esses centros de pesquisa, foram apontados os setores que mais serão impactados e beneficiados com a criação da Rede MCTI/EMBRAPII de inovação em Grafeno.

Entre eles estão os setores: automotivo, plásticos, borrachas, tintas e revestimentos, farmacêutico, cosmético, aeroespacial e petrolífero.

A pesquisa ainda aponta o nível de maturidade das unidades Embrapii para a utilização do Grafeno.

A pesquisa ouviu 14 Unidades Embrapii que compõem a Rede de Inovação MCTI/EMBRAPII de Inovação em Grafeno.

Propriedades do Grafeno

Segundo a própria Embrapii e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o “grafeno tem incríveis propriedades físicas, além de ser o mais leve e fino material existente, é duzentas vezes mais forte do que o aço e considerado o melhor material condutor de calor e de eletricidade. Somam-se ainda à lista de características a alta flexibilidade, impermeabilidade e transparência do material”.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


Foto: reprodução/ Facebook.