A gigante americana Google planeja remunerar empresas veículos de comunicação em troca de conteúdo e notícias exclusivas de suas plataformas
O Google anunciou que começará a pagar aos veículos de comunicação por “notícias de alta qualidade”. Entre os países escolhidos para iniciar a parceria estão: Brasil, Alemanha e Austrália. A proposta se tornou “aceita” quando a publicidade digital começou a cair e muitos clientes começaram a pressionar para que o Google pagasse para utilizar as notícias exibidas.
A gigante americana ainda não revelou os detalhes do programa, mas com o setor enfraquecido diante da pandemia provocada pelo vírus chinês, toda receita certamente é bem vinda.
No Brasil, a empresa fechou parceria com os Diários Associados e A Gazeta (Espírito Santo). Já na Alemanha, os contratos são com Der Spiegel, Frankfurter Allgemeine Zeitung e Die Zeit. Na Austrália os escolhidos foram Schwartz Media, The Conversation e Private Media.
Leia também
A iniciativa do Google não foi pioneira. Nos últimos anos, as mais importantes plataformas e empresas de tecnologia buscaram parcerias com veículos de notícias. A exemplo da Apple, que criou Apple News+, um serviço de assinatura para acesso a publicações. O Facebook também apostou em algo parecido, com vários programas para organização de notícias.
Via Venture Beat para o Olhar Digital.
Foto: Kai Wenzel.