Google, Twitter e Facebook: o home office pode mudar o Vale do Silício

Google, Twitter e Facebook: o home office pode mudar o Vale do Silício

Uma "cultura de home office" está surgindo e ela pode mudar para sempre o Vale do Silício. Muitos empregados do setor de tecnologia não pretendem retornar ao local e, mesmo se retornarem, os escritórios não serão os mesmos por um tempo.

Por Redação em 03/09/2020

O home office pode mudar o Vale do Silício para sempre. Primeiro, o Google disse aos funcionários que eles poderiam continuar a trabalhar de casa até junho. Então, o Facebook disse aos funcionários que eles poderiam trabalhar de casa até o final de 2020. Finalmente, o Twitter disse aos funcionários que eles poderiam trabalhar de casa indefinidamente. 

Dylan Hecklau é um dos funcionários que começou a fazer home office e não pretende retornar a São Francisco. Seu empregador, Jelli Inc., tinha dúvidas sobre deixar as pessoas trabalharem em casa antes da quarentena. Agora que os funcionários se mostraram produtivos, sua atitude mudou. Hecklau, de 32 anos, está planejando pegar o dinheiro que gastaria em uma casa de férias em Lake Tahoe e comprar uma casa permanente em Sacramento, deixando para trás seu aluguel de US$ 3.200 por mês. “Sem nada me prendendo aqui, não faz sentido o alto aluguel”, diz ele.

Obviamente, não são apenas os empregos que atraem as pessoas a São Francisco. Os restaurantes, a vida noturna, as equipes esportivas e outras comodidades tem um grande valor. Entretanto, quase tudo isso está fechado a curto prazo e a cidade perde muito de seu apelo.

O home office pode mudar o Vale do Silício: e se os funcionários voltassem?

Se as empresas de tecnologia quisessem manter os funcionários por perto, poderiam incentivá-los repensando radicalmente os escritórios de uma forma que os tornasse mais atraentes. De qualquer forma,  escritórios não serão mais os mesmos quando reabrirem.

Os elevadores só podem levar uma pessoa de cada vez. As mesas, antes aglomeradas em locais espaçosos, serão separadas, e algumas serão cobertas por protetores de plástico e almofadas descartáveis. As torneiras de cerveja, lanchonetes, cafeterias e ginásios e chuveiros elaborados que antes marcava os ambientes de colarinho branco de alto valor, provavelmente permanecerão fechados para evitar a disseminação do coronavírus. Muitas mudanças não irão embora até que o vírus vá.

O escritório da agência McCann em Nova York fechará seu bar e sua cafeteria pelo resto de 2020. Em vez disso, a empresa encomendou dezenas de micro-ondas e geladeiras para que as pessoas possam trazer seu almoço. Os aparelhos irão para áreas de cozinha ampliadas que estão sendo erguidas em todos os andares. Ninguém vai precisar de elevador para ter acesso aos alimentos e todos deverão usar os materiais de limpeza nas proximidades para limpar os botões e maçanetas das portas.

Para ver a matéria completa, acesse o site The Verge.


Foto: Carles Rabada.