Globo considera vacinados apenas quem tomou terceira dose e causa polêmica

Globo considera vacinados apenas quem tomou terceira dose e causa polêmica

O Grupo Globo não foi o único a considerar não vacinados pessoas que tomaram segunda e primeira dose. Como no momento menos que 30% da população do estado de São Paulo tomou a dose de reforço, obviamente a maioria dos internados seriam pessoas que tomaram uma, duas ou nenhuma dose.

Por Redação em 20/01/2022

GloboNews, do Grupo Globo, contou entre os “vacinados” apenas quem tomou a terceira dose e gerou polêmica.

Uma reportagem foi publicada no dia 15/01/2022 na Globonews com manchete dizendo: “76% dos pacientes internados no Emílio Ribas não são vacinados”.

O cálculo foi feito considerando 50 internações, onde 12 tinham o “esquema vacinal completo” e 38 haviam recebido zero, uma ou duas doses.

Vamos a realidade. Toda análise estatística precisa ser ponderada pela participação proporcional. Explico. Posso alegar que a Covid ataca menos quem tem mais de 1,90 metros de altura? Posso usar o argumento que somente 1 dos 50 pacientes tinha esta altura. Seria um argumento falso porquê somente 0,5% da população brasileira tem mais de 1,90 metros. Logo se eu calcular na proporcionalidade da população, a Covid ataca igualmente qualquer pessoa independente da altura.

O mesmo se aplica ao grupo dos vacinados completamente. Atualmente, 28% da população do estado de São Paulo tomou alguma dose de reforço. Logo, entre os grupos de internados é normal que os não vacinados sejam uma quantidade maior do que os vacinados completamente.

Grupo Globo não foi o único que considerou pessoas que tomaram duas doses como “não vacinados”

Verdade seja dita, o Grupo Globo não o único que contou como vacinados apenas quem tomou a terceira dose. E até mesmo o ministro Queiroga chegou a considerar vacinados apenas quem tomou a dose de reforço.

Em uma outra matéria do G1 sobre o mesmo fato, a manchete foi mais assertiva e diz: “76% dos internados com Covid-19 no Hospital Emílio Ribas não têm vacinação completa, diz secretaria da Saúde de SP“.

Devemos lembrar também que o principal foco das doses de reforço são pessoas que tomaram Coronavac, uma vez que ela não será mais aplicada por falta de eficácia.

*Mari Gatti, escritora.


Foto: Reprodução/YouTube.