Geomarketing: conheça as 7 principais vantagens

Geomarketing: conheça as 7 principais vantagens

Com o geomarketing, você descobre as coordenadas geográficas do sucesso. Conheça a metodologia que usa a localização para promover negócios.

Por Redação em 26/02/2021

“Com o geomarketing, você descobre as coordenadas geográficas do sucesso”.

Essa não é somente uma frase de efeito, mas uma constatação de Neil Patel sobre uma inovadora metodologia que usa a localização para promover negócios.

De acordo com o co-fundador da NP Digital, a lógica do geomarketing é bastante simples: “quando você sabe onde seus clientes estão e como se comportam em cada local, suas estratégias de marketing funcionam melhor”.

Ou seja, na prática, quando há a segmentação de campanhas e anúncios, levando em consideração os dados geográficos, fica mais fácil acertar o público alvo.

O geomarketing na era dos smartphones

Já parou para Imaginar o potencial do geomarketing na era do smartphone? Pois bem, são bilhões de pessoas conectadas, com localizadores ativos em tempo real.

Parece um tanto quanto promissor, afinal, o geomarketing, ou marketing geográfico, é uma metodologia que se baseia em dados de localização para atingir o público-alvo.

Em outras palavras, a ação é feita da maneira certa e com a mensagem certa para o público-alvo, criando assim uma série de novas oportunidades de negócios.

As principais vantagens de usar o geomarketing

Segundo Neil Patel, as empresas que apostam no geomarketing ganham inúmeras vantagens competitivas no processo de planejamento, marketing e vendas. Confira alguns dos principais benefícios dessa abordagem.

Alto poder de segmentação

Uma das principais vantagens do geomarketing, senão a principal, é o alto poder de segmentação do público-alvo, mapeando seu comportamento a partir das coordenadas geográficas.

Aumento do ROI no marketing

Ao direcionar suas estratégias, campanhas e anúncios com base na localização, você pode alcançar um ROI superior.

E isso  foi comprovado pela Kiss Metrics, uma pesquisa que apontou que 60% dos profissionais de marketing que usam anúncios geo-segmentados têm um retorno muito superior às outras formas de publicidade online.

Melhora na geração de leads

Para Neil Patel, “quando você consegue direcionar seus conteúdos com base na localização do usuário, as chances de gerar leads também aumentam consideravelmente”.

Assim, a tendência é personalizar cada vez mais a comunicação, oferecendo informações verdadeiramente relevantes para cada público.

Aumento das taxas de conversão

Da mesma forma, a comunicação quando bem direcionada e ultrassegmentada, aumenta naturalmente o potencial de conversão.

E vale destacar, com o geomarketing, é possível atingir consumidores na hora e lugar certos, aproveitando as melhores oportunidades.

Melhora na gestão do relacionamento com os clientes

Sabendo como cliente se comporta em cada local, é possível enviar e-mails direcionados. As mensagens se tornam mais convenientes e assim, eficientes. Estreita muito o relacionamento empresa e clientes.

Apoio à gestão comercial

Quando utilizado pela gestão comercial, o geomarketing otimiza a rede de distribuição, alinha a força de vendas e permite ajustar o mix de produtos de cada unidade, por exemplo.

Maior integração omnichannel

A integração omnichannel ajuda a mapear todos os canais de venda da empresa. Basicamente, a estratégia converge todos os pontos de contato e distribuição do negócio, online e offline, para que o cliente tenha a mesma experiência e qualidade.

“Com o geomarketing, é muito mais fácil planejar a integração entre lojas físicas e meios digitais, levando em conta a mobilidade e hábitos do cliente”, explica Neil Patel.

E agora que você já conheceu o potencial do geomarketing, a pergunta é: como fazer esta estratégia funcionar?

O passo seguinte é planejar as vendas, formular estratégias de marketing e criar campanhas mais certeiras.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Pin Adventure Map.